Bertoldo Weber
B. do Norte

Juntos, os municípios de Braço do Norte, São Ludgero, Grão-Pará, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima somam 38.891 eleitores aptos a exercer o direito do voto neste domingo (confira os números separados no quadro abaixo). Escolas, polícias, mesários, delegados de prédio, partidos, cartório eleitoral, justiça eleitoral, Ministério Público, eleitores. Todos “personagens” que transformam a hora do voto em um dos momento de maior afirmação da democracia brasileira.

Durante a campanha eleitoral, cada coligação e partido buscou, além de apresentar suas intenções, estratégias para atrair a atenção do eleitor. O juiz eleitoral da comarca de Braço do Norte, Fernando de Castro Faria, reforça a importância de se votar consciente. “Esperamos que as pessoas votem com consciência. Inclusive, os próprios candidatos podem dar um belo exemplo, tanto no sentido de não tentar comprar votos como no de respeitar os adversários”, orienta o juiz.

Em Braço do Norte, três candidatos disputam o cargo de prefeito: Ademir Schmoeller (PP), Ademir da Silva Matos (PMDB) e Valberto Michels (PT). Em São Ludgero, a disputa para a majoritária será entre o candidato à reeleição Ademir Gesing (PMDB) e o ex-prefeito Donilo Della Giustina (PSDB). Em Grão-Pará, Valdir Dacorégio (PMDB) e Élio Bratti (DEM) disputam a vaga no executivo.

Em Rio Fortuna, Neri Vandresen (PMDB) e Silvio Heidemann (PP) estão na disputa e, em Santa Rosa de Lima, o atual prefeito Celso Heidemann (PP) pleiteia a reeleição contra o ex-prefeito Bertilo Heidemann (PP). Um forte aparo policial foi montado para agir em caso de denúncias e demais ocorrências no Vale. Denúncias podem ser feitas, inclusive no domingo, através dos telefones 3658-8250 e 3658-1107.