#Pracegover Foto: na imagem, os quatro candidatos à prefeitura de Gravatal participam do debate
#Pracegover Foto: na imagem, os quatro candidatos à prefeitura de Gravatal participam do debate

A Rádio e TV Tubá e o Portal Notisul promoveram nesta quinta-feira (5), o 12º debate entre os prefeituráveis da Amurel. Para o último debate foram convidados os candidatos à prefeitura de Gravatal. Participaram do evento Cleinils Rodrigues (PP), Constantino de Freitas (PT), Rudnei Marega (MDB) e o candidato à reeleição Wanderlei Marega (PSC).

O evento teve início às 10h e encerrou às 11h55. O encontro teve a moderação dos jornalistas Magda Martins e Lucas de Carvalho. O debate entre os prefeituráves foi dividido em quatro blocos de 25 minutos. No primeiro, os candidatos se apresentaram. Já no segundo, eles fizeram perguntas entre si. No terceiro, os concorrentes responderam os questionamentos da produção do programa e no quarto e último bloco, eles responderam às perguntas dos internautas e ouvintes e as considerações finais.

Nos questionamentos feitos pela produção do programa, o primeiro a responder foi o candidato à reeleição Marega. Ele foi perguntado sobre a importância da agricultura familiar. “A utilização da agricultura familiar é obrigada por lei. Acredito que 30% deve ser utilizada pela normativa. Temos a obrigação de incentivar a agricultura familiar nas escolas. Temos que incentivar cada vez mais. Se pudermos colaborar além desses 30%, temos que comprar mais. Precisamos incentivar também as feiras”, pontuou.

O segundo a responder foi o candidato Rudnei. Ele foi questionado sobre a importância dos profissionais qualificados na área social. “Em 8 anos como prefeito essa área foi uma que cuidamos bem. O meu mandato foi voltado as pessoas carentes. Promovemos para os idosos bailes da terceira idade e eles querem que esses eventos voltem a ocorrer. Com os eventos, eles ficam com os pés com um leque e não tem problemas de saúde. Fizemos 93 casas populares. Minha administração sempre foi voltada a área social”, assegurou.

O candidato Cleinils foi questionado sobre vacinação. “Vamos fazer um trabalho de conscientização e informação por meio dos veículos de comunicação e agentes comunitárias. Desta forma, quando chegar a vacina da Covid-19 muitas pessoas vão estar imunes. Temos muitas metas na área da saúde além das vacinas. Queremos zerar as filas de exames e também não deixar mais faltar medicamentos na farmácia básica”, destacou.

Por fim, o prefeiturável Constantino foi perguntado sobre esporte nas escolas. “Vamos criar uma secretária juntando esporte, cultura e lazer. Assim, vamos desenvolver os potenciais das nossas crianças e adolescentes. Sempre que a criança faz um esporte e está inserido na área cultural ela possui um desenvolvimento melhor. Quero a partir do ano que vem voltarmos como o esporte ao ar livre, queremos promover o ciclismo, caminhadas ao ar livre, realizar trilhas e a prática da equitação. Vamos voltar forte com a capoeira. Junto com o futebol esta modalidade colabora muito na coordenação motora dos jovens”, observou.

Devido à pandemia do coronavírus, os candidatos tiveram que permanecer com a máscara durante o debate. O número de pessoas no estúdio foi limitado. Os assessores puderam acessar o local somente nos intervalos.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul