Amanda Menger
Imbituba

Mais dois candidatos a vereador em Imbituba precisarão mudar os nomes que aparecem na urna eletrônica. A determinação partiu da juíza da 73ª zona eleitoral, Ana Cristina Borba Alves. O Ministério Público Eleitoral (MPE) havia solicitado a impugnação dos dois candidatos, mas a magistrada considerou os pedidos improcedentes, porém, determinou a mudança dos nomes.

Darcy Júnior da Silva (PDT) indicou o apelido ‘Xerife’ para identificação na urna. Já Edson da Rocha (PDT) é identificado como ‘Edson da Liquigás’. Eles terão três dias para apresentar um novo nome para a urna, ou automaticamente aparecerá o nome completo deles quando o eleitor digitar os números dos respectivos candidatos.

Na última semana, a juíza de Imbituba já tinha solicitado modificações na identificação de dois candidatos. Eles utilizavam uma empresa estatal como referência. Em todos os casos, os pedidos de registro de candidatura foram homologados.

Com mais estes dois registros, a Justiça Eleitoral de Imbituba ainda precisa analisar 29 pedidos de impugnação. Inicialmente eram 54 processos, solicitados tanto pelo MPE quanto por partidos e coligações. O prazo para o juiz de primeira instância sentenciar todas as ações é o próximo sábado.

Já o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem até o dia 6 de setembro para julgar todos os recursos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve se pronunciar até 25 de setembro sobre todos os casos que chegarem à última instância.