Orleans

Os resultados de trabalhos desenvolvidos por alunos da Escola Barriga-Verde (EBV) serão apresentados na próxima sexta-feira, durante o Seminário de Empreendedorismo. O evento será realizado no Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e promoverá a socialização entre estudantes, famílias e a comunidade.

Os trabalhos foram desenvolvidos dentro da disciplina de OPEE: Empreendedorismo e Projeto de Vida, metodologia do psicoterapeuta Leo Fraiman. O evento contará com três momentos, o primeiro no período matutino com a socialização dos projetos entres as turmas da escola. Depois, o conteúdo será compartilhado com as famílias e a comunidade, durante a tarde e noite.

“A metodologia OPEE traz a proposta de construção de um projeto de vida para os alunos, focando no desafio da convivência, autoconhecimento, inteligência emocional, educação financeira, escolha profissional, mercado de trabalho e valores”, explica a diretora de Educação Básica da Fundação Educacional Barriga-Verde (Febave), Rosilane Damazio Cachoeira. “Eles tiveram bastante trabalho e agora chegou o momento de apresentar os resultados, que foram surpreendentes. Todos os projetos estão ótimos!”, completa.

A diretora da instituição, Denise Coan Albino, pontua que o projeto fortalece a proposta pedagógica da escola que é estabelecer oportunidades para desenvolver as habilidades dos alunos para a construção da autonomia intelectual, do pensamento crítico e de valores éticos. “Esse evento é uma oportunidade de socializar e compartilhar conhecimento, mostrando a consistência da nossa proposta de ensino. O Seminário de Empreendedorismo é também um reconhecimento de toda a dedicação dos alunos. Serão momentos especiais”, observa a diretora.

A partir do próximo ano, em processo de alinhamento institucional das marcas mantidas pela Febave, a EBV passará a ser Colégio Unibave.

Projetos desenvolvidos

6º ano
Texto Instrucional: Processo de Ensino Aprendizagem com “SABOR” – Produção de Frutas secas na escola.
Professores: Isabela Lunardi Ramos e Gilberto Bueno

7º ano
Reciclar para preservar – História do papel e da importância da reciclagem.
Professora: Luciane de Oliveira

8º ano
Flores e cores na Praça. Mobilizar os alunos por meio de práticas intervencionistas, para que valorize o seu lugar, cuidando dos espaços públicos ociosos de modo interativo e consciente.
Professores: Thaise B. Nicoladelli e Gilberto Bueno

9º ano
Bumerangue na escola: Uma reflexão sobre atitudes e consequências.
Professores Thaise B. Nicoladelli e Gilberto Bueno.
 
1ª série do Ensino Médio
Manopla das virtudes Ubíquas: disseminando valores e virtudes no ambiente escolar.
Professor: Gilberto Bueno

2ª série do Ensino Médio
Automação de condicionador de ar – Uma alternativa viável de automação com vistas a preservação de recursos.
Professor Gilberto Bueno.

3ª série do Ensino Médio
Sucesso e felicidade: relatos inspiradores sobre a vida e carreira das pessoas que nos cercam.
Professor Gilberto Bueno