Zahyra Mattar
Laguna

Ontem, as aulas recomeçaram normalmente na Escola Municipal Vereador Jurandir Pereira dos Santos, na comunidade da Cigana, em Laguna. Na semana passada, por conta de um mês de aluguel atrasado, a proprietária da casa onde as crianças estão acomodadas trancou o local.

A secretária de educação da prefeitura de Laguna, Tânia de Oliveira Pereira, garante que o problema está solucionado. “Já gostaríamos de ter acertado esta dívida na semana passada, mas faltava o aval da secretaria de finanças. Amanhã (hoje), já marquei com a proprietária e ela virá aqui (na prefeitura) buscar o cheque”, explica Tânia.

A reforma do local iniciou também ontem e custará R$ 180 mil. Do prédio atual, sobraram apenas as paredes. “Vamos construir uma sala de informática, o refeitório e banheiros. A quadra da esportes, o telhado e todas as salas de aula serão reformadas”, detalha a secretária.

]A vencedora do edital de licitação foi a construtora Camilo e Guisi, de Tubarão. Conforme o edital, a empresa tem até quatro meses para terminar a reforma e ampliação. “Ontem, quando fui entregar a ordem de serviço, a obra já tinha até começado. Eles asseguraram que os alunos estarão na escola nova no início do próximo ano letivo”, conta a empolgada Tânia.

“Novo” CEI inaugura amanhã

O Centro de Educação Infantil Maria Magdalena, no bairro Três de Maio, em Capivari de Baixo, será reinaugurado amanhã, às 19h30min. O vendaval ocorrido dia 1º de março deste ano mexeu com a estrutura da escola, que precisou ser interditada. Por conta disso, a prefeitura aproveitou para adaptar e fazer uma reforma geral no prédio.

Durante o tempo das obras, o centro social de Três de Maio foi adaptado para a continuidade das aulas. Dois laudos foram realizados para analisar a situação do CEI, um pela engenheira da prefeitura, Marilene Manoel Alexandre, e outro pela Faepesul. Os resultados foram iguais: com o vendaval e a chuva intensa, a madeira do telhado e do forro, que já estavam deterioradas por cupins, ficaram saturadas e havia risco de curto circuito.

Além do telhado, os banheiros e a cozinha também foram reformados. Para o próximo ano, já está certa a ampliação do Centro de Educação Infantil Gente Inocente, no bairro Caçador, e a obra de uma nova escola infantil no bairro Três de Maio.