A Secretaria de Estado da Educação (SED) finaliza nesta semana a distribuição de mais de 2 milhões de máscaras de TNT/tecido e 43 mil frascos de álcool em gel 70%. Os itens foram enviados às 36 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e às escolas da rede estadual com o objetivo de auxiliar no combate à pandemia de Covid-19.

A doação foi feita pela Defesa Civil de Santa Catarina e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e será usada por estudantes e trabalhadores durante o período em que permanecerem na escola, quando a retomada das aulas presenciais for possível. O material está sendo entregue de forma proporcional ao quantitativo de pessoas. Além do montante já distribuído, a Diretoria de Ensino da SED está elaborando o processo para aquisição de mais equipamentos de proteção necessários ao retorno das aulas presenciais.

O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, reforça a importância das ações planejadas para preparar as escolas para a futura retomada. “Estamos fazendo chegar as orientações e os materiais necessários para que nossas equipes em todo o estado possam trabalhar com toda segurança na retomada das aulas presenciais, quando as condições de saúde forem favoráveis”, ressalta.

Diretrizes estabelecem uso obrigatório de máscaras nas escolas
O uso de máscaras nas escolas de Santa Catarina está estabelecido no documento “Diretrizes para o retorno às aulas presenciais”, apresentado no fim do mês de julho. Ele estabelece os procedimentos que devem ser adotados por todas as unidades de ensino para prevenir e reduzir a disseminação de Covid-19 no ambiente escolar, quando a retomada for possível.

O documento estabelece que professores deverão usar máscaras descartáveis e trocá-las ao fim de cada aula, enquanto alunos, trabalhadores e demais visitantes poderão usar máscaras de tecido ou descartáveis e substituí-las a cada duas horas durante o tempo que ficarem na escola.

Saiba mais detalhes sobre as diretrizes de retorno às aulas aqui

Por meio de ofício já encaminhado às CREs, a SED informou que os servidores das Coordenadorias e das Unidades Escolares que atuam em serviço presencial para entrega de materiais impressos já podem recebê-las, tendo em vista as medidas de proteção necessárias quando há contato com público externo.

A abertura de órgãos públicos está submetida à portaria nº 592/2020, que estabelece os critérios de funcionamento das atividades de acordo com os níveis de risco da Avaliação do Risco Potencial Regional.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul