Tubarão

O ano letivo nas escolas municipais de Tubarão iniciará no próximo mês e as instituições estarão ‘tinindo’ à espera dos alunos. Ontem, o prefeito em exercício Felippe Luiz Collaço (PP), o Pepê, autorizou a reforma de mais uma escola, a São Judas Tadeu, no bairro de mesmo nome, e ainda analisa a ampliação do Centro de Educação Infantil Irene Botega Collaço, no bairro São Cristóvão.

A reforma prevê a troca do telhado, madeiramento e instalação de forro de PVC. Fiação, calhas e algumas portas também serão trocadas, Já o piso será regularizado e revestido. As paredes ganharão pastilhas e serão construídos ainda um sanitário para alunos com necessidades especiais e um depósito. Após a reforma a escola receberá nova mobília.

Esta será a primeira escola a ser reformada em 2010. Outras estão na lista da secretaria de educação para receber melhorias. Na São Judas Tadeu o investimento será de R$ 211 mil e beneficiará 280 alunos do pré-escolar à 8ª série. “É sempre uma grande satisfação autorizar o início de obra como esta. A escola vai ficar mais bonita e terá estrutura adequada”, comemora Pepê Collaço. A previsão é que o trabalho termine em três meses.

Projeto de ampliação do Cei
Irene Collaço será modificado

O pré-projeto de ampliação do Cei Irene Botega Collaço, no bairro São Cristóvão, nem bem ficou pronto e o prefeito em exercício Pepê Collaço já pediu alterações. A reforma prevista no educandário será maior do que o previsto inicialmente.
“Necessitamos de imediato da ampliação da sala destinada à creche 1, onde são atendidos os bebês de 0 a 3 anos, além da construção de um fraldário, um depósito e a cobertura do pátio dos brinquedos”, pede a diretora Kátia Regina do Nascimento.

Além dos pedidos da diretora, Pepê requereu que no projeto conste a construção de mais duas salas de aula, um sanitário para a creche 1 e a ampliação da cozinha. Parte das obras deve ser financiada pela empresa Alcoa, parceria da prefeitura na reforma.
Hoje, o CEI Irene Botega Collaço atende 37 crianças, mas outras estão na fila de espera por vagas. A intenção é iniciar as obras antes do início do ano letivo.

Contratação de ACTs

Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepesul), organizadora do processo seletivo para contratação de professores ACTs à secretaria de educação da prefeitura de Tubarão, divulgou a lista das inscrições deferidas e indeferidas (veja no site www.faepesul.org.br). Ao todo, 1.411 candidatos tiveram a inscrição homologada e disputarão as 183 vagas para professor do ensino infantil, fundamental e do Programa Escola em Ação, Transformando a Educação (Peate). A aplicação da prova escrita será neste domingo, às 14 horas, na Unisul. A divulgação do gabarito será feita na segunda-feira, também no site da Faepesul.