A intenção é transformar o espaço em núcleo de atratividade  -  Foto: Claudio Lima/Prefeitura de Imbituba/Divulgação/Notisul
A intenção é transformar o espaço em núcleo de atratividade - Foto: Claudio Lima/Prefeitura de Imbituba/Divulgação/Notisul

Imbituba

O projeto Usina do Saber, que visa restaurar a antiga usina termelétrica de Imbituba, terá o edital de licitação lançado na próxima semana. A contratação será de uma empresa especializada na elaboração de projetos de museologia, arquitetura, urbanismo e engenharia, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas no termo de referência. O valor estimado para a realização do projeto é de R$ 132.200,00.

A primeira etapa será o plano museológico e a segunda será subdividida em projetos arquitetônicos de restauração e de intervenções de áreas anexas à edificação existente. Com a restauração e intervenções do antigo Museu da Cidade e do Porto de Imbituba, pretende-se transformar aquele espaço histórico em núcleo de atratividade, divulgação, promoção e desenvolvimento da cultura, das artes e conhecimento científico, com ações educativas de formação, lazer e preservação ambiental, associadas às atividades próprias do museu.

O projeto foi contemplado no edital do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/2014 e a primeira etapa será elaborada com recursos do Fundo Municipal de Cultura. A edificação, situada às margens da Lagoa da Usina, compreende uma área total construída de 1.123 metros quadrados.

O edital está disponível no site da prefeitura: www.imbituba.sc.gov.br.

Termo de referência
O termo prevê a sugestão para usos internos, como área de exposição térrea e mezanino, sanitários públicos e administrativos, espaço para informações/recepção, e salas de reuniões, de administrativo/financeiro e de direção. No Centro Multimeios Usina do Saber é sugerido palco, apoio e técnica, depósito, área de convivência/espectadores e sanitários. Para o arquivo histórico, usos externos de locais a serem construídos, como palcos, coxias e camarins, bem como um espaço para refeições no formato cafeteria.