Amanda Menger
Tubarão

Em pouco mais de seis anos na câmara federal, o deputado Edinho Bez (PMDB) já soma mais de mil pronunciamentos só na tribuna do parlamento, fora os trabalhos nas comissões. Essa estatística chamou a atenção do jornalista Silvio Leite, que propôs ao deputado uma compilação dos discursos e a publicação destes em um livro. “Achei a idéia interessante. O trabalho foi proposto por Silvio, que se responsabilizou pela pesquisa e organizou o livro todo. Ele já fez trabalhos semelhantes para outros parlamentares, como o senador José Sarney”, conta Edinho.

Para chegar ao resultado final, Silvio levou um ano e três meses. Os discursos foram separados por assuntos. “Fizemos também uma entrevista e ele coletou outros depoimentos com personalidades políticas conhecidas, não apenas do PMDB, mas de outros partidos. Fiquei muito feliz”, comemora o deputado. No prefácio, estão depoimentos de Arlindo Chinaglia (PT/SP), presidente da câmara dos deputados; do senador Pedro Simon (PMDB/RS); do presidente nacional do PMDB, Michel Temer; entre outros.

Para o deputado, o livro servirá como fonte de pesquisa. “Muitos devem perguntar-se: ‘ah, quem é que vai ler os discursos? A idéia é que isso possa servir para pesquisas sobre os assuntos discutidos nacionalmente e também da própria história do parlamento e da política brasileira’”, afirma. Além do livro, o jornalista Silvio Leite também organizou um vídeo. “A gravação contém os depoimentos dos políticos que fizeram o prefácio e eles falam sobre o meu trabalho. Fiquei muito contente com o resultado. Lançamos o livro e o vídeo este mês. Isso me motiva a continuar o trabalho”, garante.