Trânsito ficou lento durante toda a tarde de ontem em Jaguaruna devido à votação. - Foto: Rafael Andrade/Notisul.
Trânsito ficou lento durante toda a tarde de ontem em Jaguaruna devido à votação. - Foto: Rafael Andrade/Notisul.

Jaguaruna

Foi um dos pleitos mais movimentados na região neste domingo da democracia. Teve brigas, discussões, congestionamentos, ligação de emergência ao 190, acidentes, mas, no fim, imperou a festa de um dos lados tradicionais da cidade, o do vermelho. O PMDB de Edenilson levou a melhor com 6.455 votos. O atual vereador ganhou nas urnas a disputa da majoritária contra o seu adversário, Alicio Bitencourt (PP), que conquistou 5.413 votos. A diferença foi de 1.042 eleitores. A abstenção dos jaraguarunenses chegou a 1.768 pessoas, o que equivale a 12,31%.

Mas antes da festa da vitória, as autoridades registraram diversas brigas nas proximidades dos maiores colégios eleitorais, como na frente da Escola Marechal Luz, no Centro. A Polícia Militar teve de conter os ânimos. Não houve registro de feridos graves.  

“Já estava na hora de mudar Jaguaruna. O Edenilson é um ótimo político. Tenho certeza que ele irá contribuir muito para o desenvolvimento da nossa cidade”, avalia a comerciante Jane Dal Bó, que fez questão de acompanhar o dia da eleição durante todo o dia ao lado dos correligionários do partido, que lotaram a principal avenida após o decreto da vitória.

Para a estudante Suzan Kalinka Bahia de Freitas, 18, moradora do bairro Riachinho, que votou pela primeira vez ontem, os jovens precisam participar mais da política e também cobrar mais dos eleitos. “Para mim, a obrigatoriedade do voto deve ser mantida. Meu irmão também começou a votar bem cedo. Faço questão de comparecer e exercer este direito e dever”, destaca Suzan.

O vice-prefeito eleito é o senhor Chico (PSDB). A Coligação vitoriosa, a Força do Povo, tem, além de PMDB e PSDB, o PTB e o PR na composição. O PMDB também teve o vereador de maior número de votos, Mauro Ferreira, que alcançou 818 eleitores. Edenilson deve ter a maioria na Câmara.

O atual prefeito de Jaguaruna é Luiz Arnaldo Napoli (PP), que não quis concorrer à reeleição. A quantidade de tentativas de reeleição no Brasil caiu consideravelmente neste pleito.

 

Foto: Lysiê Santos/Diario O Município/Notisul
Suzan (E), 18, votou pela primeira vez na vida neste domingo. Prefeito eleito Edenilson foi às ruas comemorar a vitória no início da noite de ontem. – Foto: Lysiê Santos/Diario O Município/Notisul.