Amanda Menger
Tubarão

A conclusão das obras de duplicação da BR-101 poderá lançar Tubarão em um outro patamar econômico. A secretaria de indústria e comércio da prefeitura já trabalha com a possibilidade de lançar um roteiro integrado de turismo termal e de compras, aproveitando o potencial das águas termais e do comércio.

“Muitas pessoas vêm de outras cidades para comprar em Tubarão. Tem o Farol Shopping, o Centro Comercial Tubarão, a Feinvest – que será revitalizada – e o comércio de rua. Com a duplicação da BR-101 pronta, o turismo de compras ganhará mais espaço e, como temos outros atrativos turísticos, isso pode ser conjugado em um único roteiro”, argumenta o secretário de indústria e comércio da prefeitura, Estener Soratto Júnior.

Para que este roteiro transforme-se em realidade, é preciso melhorar a infraestrutura, em especial o acesso às termas. “Por isso, o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) defende a construção da ponte que ligará as duas margens do Rio Tubarão na região da Guarda”, afirma Estener.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, Walmor Jung Júnior, lembra outra obra importante para este roteiro: a Serramar. “O governo do estado disse que fará a pavimentação asfáltica entre Pedras Grandes e Orleans. Além disso, é preciso asfaltar o trecho que ligará Tubarão a Laguna pela Madre. Este último é uma obra municipal, e o projeto já está em elaboração. Com isso, poderemos transitar entre o litoral e a serra sem passar pela BR-101 e isso movimentará o comércio de Tubarão”, observa Walmor.