Amanda Menger
Tubarão

Santa Catarina foi o estado que mais gerou empregos em outubro na região sul: 8.976. Destes postos, 163 foram criados em Tubarão. No ano, o saldo é positivo na Cidade Azul: 1.578 vagas. Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, e foram divulgados esta semana.

No estado, o setor que mais criou oportunidades foi o de agropecuária, com 3.360 vagas. Em Tubarão, esta área da economia não é expressiva, gerou apenas um emprego em outubro. De janeiro a outubro, foram mais dez vagas.
Na categoria de serviços, Santa Catarina registrou um crescimento de 2.289 vagas em outubro, destas, 13 foram em Tubarão. De janeiro até outubro, o setor gerou 610 empregos e é a área recordista na cidade. No acumulado de 12 meses, este também foi o setor que mais cresceu: 516 vagas.

O comércio é o terceiro setor no ranking do estado com 2.554 empregos. A Cidade Azul contribuiu com 83 vagas em outubro. O setor que mais demitiu no mês passado foi a construção civil, que fechou 12 vagas de trabalho. No ano, contudo, o setor que mais ‘encolheu’ na cidade foi o de serviços industriais e utilidade pública, que contratou 228 trabalhadores, mas demitiu 262, totalizando um saldo negativo de 34 empregos. Já no acumulado do ano, a indústria foi a área da economia com maior retração: com menos 52 empregos.