A gerente Maressa Medeiros tem boas expectativas de vendas.
A gerente Maressa Medeiros tem boas expectativas de vendas.

Karen Novochadlo
Tubarão

A expectativa da Câmara dos Lojistas (CDL) é de que as vendas para o Natal aumentem em mais de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. A injeção de mais dinheiro na economia, com a vinda do 13º salário, anima os comerciantes.

A gerente da loja Erva Doce, Maressa Medeiros, 21 anos, possui boas expectativas para a época natalina. Para ela, 2010 não foi um bom ano para as vendas. “Tivemos muito problemas de inadimplência e baixas vendas. Quase fechamos a loja”, revela. Felizmente, o Natal é a melhor época para o comércio. “Esperamos vender 60% a mais que em 2009”, acredita. No ano passado, a loja vendeu 100% a mais que em 2008.

Em Tubarão, de janeiro a setembro deste ano, foram criados 2.293 mil empregos formais, conforme dados do Caged. O número indica que mais pessoas receberão o 13º, o que movimentará mais a economia. Alguns trabalhadores aproveitarão o salário a mais para comprar os presentes e dar entrada em veículos e apartamentos. Um exemplo é a comerciária Adelita Fernandes, 26 anos, que espera utilizar o salário extra para dar entrada no consórcio de uma motoneta.

Os comerciantes também esperam a vinda de visitantes de municípios vizinhos. Uma estratégia para atrair mais pessoas é investir na decoração de Natal do município. Uma equipe de profissionais indicada pela CDL visitou Gramado e uma feira de produtos natalinos na cidade de São Paulo em busca de novidades.

Horário especial

O comércio funcionará em horário especial a partir do dia 3 de dezembro. Entretanto, o sindicato dos lojistas (Sindilojas) e dos comerciários não fecharam um acordo quanto à carga horária dos funcionários.

Os estabelecimentos comerciais estarão de portas abertas até as 22 horas, de segunda a sexta-feira. Sábados, as lojas funcionam das 9 às 17 horas, e nos domingos, das 16 às 22 horas.

O horário de funcionamento do comércio foi uma decisão do sindicato patronal. Os comerciários deverão manifestar-se contrários a esta recomendação, durante uma assembleia realizada no próximo dia 11.

Segundo a presidenta do sindicato dos comerciários, Elizandra Rodrigues Anselmo, Tubarão é o município com horário de funcionamento mais extenso do estado catarinense.

Abertura do Natal Luz
será no dia 3 de dezembro

O período natalino já começou a se manifestar em Tubarão. Os enfeites, em alguns pontos da cidade, foram colocados e a decoração deverá estar terminada até o dia 3 de dezembro, quando será a abertura do Natal Luz .

A novidade para a decoração deste ano será a utilização de lâmpadas de led, que, além de terem maior durabilidade, oferecem um brilho mais intenso e a melhor definição no formato das figuras. A CDL e a prefeitura de Tubarão já planejam algumas atrações, como a montagem da casa do Papai Noel na Casa da Cidade e um presépio. Atrações culturais deverão animar as noites do Natal Luz. O evento Uniluz está programado para o dia 7 de dezembro.

As árvores produzidas com garrafas peti continuarão a enfeitar a cidade. Cerca de 200 serão produzidas e outras 158 foram recuperadas. Cada uma utiliza em média 150 garrafas.