Reneuza falará em como se comportar financeiramente neste fim de ano  -  Foto:Letícia Matos/Banco de Imagens/Notisul
Reneuza falará em como se comportar financeiramente neste fim de ano - Foto:Letícia Matos/Banco de Imagens/Notisul

Capivari de Baixo

A crise econômica não é novidade para ninguém. O Brasil tem vivido um período muito forte de recessão e a população que não esperava por momentos difíceis tem ‘pago’ a conta. Para buscar uma saída nesses tempos difíceis, a presidente da Associação das Donas de Casa, Consumidores e da Cidadania (Adcon) de Tubarão, Reneuza Borba, ministra hoje, às 13h30min, no auditório da Tractebel Energia, em Capivari de Baixo, a palestra “Educação financeira, planejamento, serviços bancários e orçamento doméstico”, na qual ela acredita que ajudará muitas pessoas a se encontrarem neste momento adverso.

“O brasileiro não tem o hábito de controlar a sua vida financeira. Tenho feito palestras em Tubarão e região que visam a ajudar esses consumidores a economizar e ter a sua vida financeira mais organizada. Atualmente temos muitas opções como o cartão de crédito que nos dá inúmeras oportunidades, mas se não gerirmos de maneira correta a fatura chega bem alta e não conseguimos pagar”, assegura.

A presidente destaca que no estado 60% da população está endividada e 20% dos catarinenses estão super endividados. E com o 13º salário os brasileiros poderão quitar total ou parte das suas dividas, porém em época de festividades os consumidores deverão ter cautela nas compras. “Amanhã (hoje) teremos a Black Friday e muitos sairão por aí comprando, mas temos que pensar se existe a necessidade desta compra. Em janeiro surgirá a compra de materiais escolares, o pagamento de impostos e se não tomarmos cuidado o novo ano será recheado de mais dividas”, assegura.

A iniciativa da palestra ocorre por meio da Flex Engenharia e Tractebel Energia.