Amanda Menger
Laguna

Cerca de 139 famílias serão beneficiadas com a instalação de aquecedores solares na comunidade Cohab Mato Alto, em Laguna. O projeto é uma iniciativa da Celesc e serão investidos R$ 280 mil. Os aquecedores serão convencionais e a implantação já começou.

“Até amanhã (hoje), serão instalados 30. Os demais ao longo das próximas semanas. As famílias não terão gasto algum. Os aquecedores e os conectores serão bancados pela estatal. A única coisa é que as famílias terão que receber os funcionários da Celesc, que farão a instalação”, afirma o gerente regional do órgão, Gerson Bittencourt.

Os aquecedores serão utilizados para os chuveiros. A intenção da Celesc é diminuir os gastos das famílias com a conta de luz. “O chuveiro elétrico é o responsável pela maior parte do consumo de energia das famílias. E, com este projeto, haverá a redução dos gastos. A comunidade foi escolhida porque as construções são padronizadas, feitas pela Cohab, e fica mais fácil fazer as adaptações necessárias”, explica Gerson.

A comunidade será beneficiada nos próximos meses com um projeto de doação de lâmpadas. “São fluorescentes compactas. São mais econômicas e a tendência é que haja a redução ainda mais significativa dos custos com a energia”, observa o gerente regional.