“É preciso fomentar a cadeia produtiva do agronegócio”

Criciúma

O agronegócio no Brasil tem uma expressiva participação na economia, que ocupa notável posição mundial na produção agroindustrial.

Na manhã de ontem, o deputado federal eleito, Daniel Freitas, foi recebido por Willi e Jaqueline Backes, organizadores da Agroponte – Feira do Agronegócio e Agricultura Familiar, realizada há oito anos, em Criciúma.

Segundo os organizadores, são 40 cidades representando as três associações de municípios do Sul catarinense, Amrec, Amesc e Amurel, que recebe cerca de 100 mil pessoas durante os cinco dias, e já é considerado um dos maiores do Estado.

Como um dos futuros integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Freitas falou sobre seu engajamento e apoio ao setor.

“Precisamos fomentar ainda mais a cadeia produtiva em Santa Catarina e no Brasil, investindo em programas que aumentem a competitividade e a qualidade de vida dos produtores rurais, atraindo mais investimento e fortalecendo o setor”, enfatizou.

Santa Catarina também é referência nacional e internacional no agronegócio, gerando mais de 700 mil, que movimenta mais de R$ 61 bilhões, 29% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense. Somente de janeiro a novembro deste ano, o agronegócio foi responsável por 66% do total de exportações de Santa Catarina, com um faturamento que passa de 5,4 bilhões de dólares.

Além disso, a agricultura familiar já atinge 90% das propriedades rurais no Estado, sendo responsável pela produção de mais de 50% dos alimentos da cesta básica brasileira.