Conforme o cronograma da Blokos, trecho em Capivari de Baixo deverá ficar com outra aparência a partir de agosto.
Conforme o cronograma da Blokos, trecho em Capivari de Baixo deverá ficar com outra aparência a partir de agosto.

Zahyra Mattar
Laguna

O consórcio formado pelas empreiteiras Blokos/Emparsanco/Araguaia, responsável pela duplicação do lote 25 da BR-101 (entre o acesso sul a Itapirubá, em Laguna, e Capivari de Baixo), resolveu não alterar o cronograma de obras. Antes de precisar afastar-se dos canteiros, ainda em novembro do ano passado, o consórcio tinha a meta imposta pelo Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) de entregar todas as pistas duplicadas até dezembro deste ano. Após retornar para a obra, neste mês, o consórcio optou por não alterar o cronograma.

Conforme o Dnit, o grupo tem condições de avançar bastante até o fim do ano. “Há várias frentes de trabalho. Além disso, as obras deste trecho não são complicadas. Das obras de arte, todas são passagens inferiores e a maioria está com boa porcentagem de conclusão, ainda que não aparente isso”, considera o responsável pela comunicação do órgão federal, Breno Maestri (veja os percentuais e os avanços dos três lotes da Amurel – Imbituba, Laguna e Tubarão – no quadro acima).

Paralelamente, em Tubarão, a Construtora Triunfo (responsável pelo lote de pista 26) prepara-se para entregar o primeiros dos três viadutos previstos para o perímetro urbano: o do acesso norte ao município (da avenida Tancredo Neves). A previsão é que a obra fique totalmente pronta até agosto. Conforme a última medição do Dnit, a obra está 98% concluída.

Já no acesso principal da cidade (o da avenida Patrício Lima), o viaduto construído também está avançado – o percentual de construção está em 60%, cerca de 10% a mais que no começo de maio. A estrutura terá 487 metros de extensão e será uma das maiores do tipo no projeto de duplicação da rodovia em Santa Catarina. Todos os apoios para sustentar os 18 vãos que formam a superfície do viaduto já foram colocados no solo.

Modificação no trânsito
Esta semana, o tráfego nos dois sentidos da BR-101 será desviado para preparação da cabeceira no lado norte do viaduto no acesso central a Tubarão. Como já existem ruas marginais abertas ao trânsito, o Dnit não precisará fazer grandes modificações na pista para abrir espaços para o trabalho.