A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada a partir desta sexta-feira (5), quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi recomendada na Conferência da ONU sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia entre os dias 5 a 16 de junho de 1972. Foi a primeira grande reunião com grandes chefes de estado para tratar das questões relacionadas à degradação ambiental.

Em Tubarão, uma programação especial foi montada para conscientizar a população sobre temáticas atuais, essencialmente ambientais, que estão ligadas à fauna e à flora da Cidade Azul. Na próxima quarta-feira (10), na Fundação Municipal do Meio Ambiente (Funat), acontecerá o Drive Thur: Pistop Ambiental. Para evitar os riscos de contaminação do novo coronavírus, os servidores distribuirão mudas nativas, das 13h30 às 18 horas, na janela do carro dos cidadãos. É importante lembrar que todos deverão utilizar máscara.

Do mundo real para o online, também haverá ações para florir, esverdear e enriquecer o município. Em virtude do aumento das queimadas, bem como as condições climáticas que favorecem o aumento do risco de fogo, será feita uma ação com os órgãos atuantes na fiscalização ambiental em época de pandemia, com a tema: “Queimadas irregulares: Protocolo para a prevenção/procedimentos para a autuação/punição do agente infrator”.

O encontro será realizado por videoconferência, no dia 15, às 15 horas. O principal objetivo é planejar com os órgãos competentes e representantes das fundações/secretarias de Meio Ambiente da região da Amurel, ações de prevenção e fiscalização dos crimes e infrações administrativas ambientais em decorrência do uso irregular do fogo e de agentes causadores de queimadas e incêndios florestais.

Inventor Ambiental
Atividade que mobiliza os alunos de Tubarão, por meio do lúdico, quanto à preservação do meio ambiente, o “Inventor Ambiental” continua com as inscrições abertas até o próximo dia 10. A divulgação dos resultados será no dia 15 de junho, por meio dos canais de comunicação da prefeitura de Tubarão. “Temos o objetivo de sensibilizar as crianças e adolescentes para a necessidade da preservação do meio ambiente e estimular a criatividade por meio da reciclagem”, ressalta a bióloga e vice-presidente da FUNAT, Cristina Souza Lopes Conceição.

Para participar é fácil, basta estar matriculado em alguma escola do município, seja particular ou pública, no Ensino Fundamental II – entre o 6º e o 9º ano e seguir os passos: usar a criatividade e produzir uma “invenção ambiental” com materiais recicláveis; preencher a ficha de inscrição – no anexo abaixo e enviar um vídeo, de até dois minutos, explicando sobre a invenção para os endereços eletrônicos oficiais: meioambiente@tubarao.sc.gov.br ou educacaoambiental.funat@tubarao.sc.gov.br e, junto, anexar a ficha de inscrição.

Os critérios de avaliação serão relacionados à coerência com o tema proposto, a criatividade e desenvoltura do aluno. A atividade valerá certificação para todos os participantes. Os três primeiros colocados receberam, além do certificado, uma cesta com vários utilitários de uso pessoal, como copo, boné e agenda. Outras informações pelos telefones (48) 3626-8727 ou (48) 9 8452-0626.

O projeto, que acontece por meio da prefeitura de Tubarão, conta com a parceria da Fundação Municipal de Educação, gerência de Cultura e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Foto: Muriel Caldas