Tubarão

Uma tubulação antiga e quase totalmente obstruída, encontrada pela equipe de saneamento da secretaria de desenvolvimento urbano da prefeitura de Tubarão no Centro, reflete a situação de boa parte da rede de drenagem da cidade. O “achado” foi na rua Antônio Magalhães de Castro.

“A maioria das ruas tem tubulação muito antiga e incapaz de dar vazão ao volume de esgoto”, reconhece o secretário Nilton de Campos. Os tubos desenterrados ontem estavam quase totalmente obstruídos. Para resolver o problema, cerca de 100 metros da rede serão substituídos por tubos de diâmetro maior. O trabalho deve prosseguir até amanhã.

Obras como esta são executadas em várias regiões da cidade. Só entre junho e o mês passado, quatro novas redes foram refeitas nos bairros Monte Castelo, Oficinas, São Bernardo e Guarda-ME. Mais duas redes estão em andamento: uma na Vila Moema e outra no bairro São Clemente. Outras duas serão executadas em breve, no São Martinho e Andrino.

O trabalho, além de prevenir grandes alagamentos, evita que as próprias pessoas tenham problemas com esgoto. Com as tubulações obstruídas, a sujeira acaba por voltar às casas.