#Pracegover Na foto, céu azul, poucas nuvens e sol
Foto: Banco de imagens Notisul

O ciclone extratropical, próximo ao litoral do Uruguai e Argentina, impulsiona uma massa de ar frio e seco em direção a Santa Catarina, o que deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens. Em áreas do Planalto e Litoral Sul a nebulosidade pode ser um pouco mais significativa à noite.

Os ventos são de quadrante oeste, com rajadas de moderada intensidade (40 a 60 km/h) do Oeste ao litoral. Ondas de sudoeste/sul, mar agitado no Litoral Sul (altura de 2,0 m a 2,5 m e chance de ressaca). Demais áreas litorâneas a altura das ondas de 1,5 m a 2,0 m. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos ventos (como queda de galhos, interrupção no fornecimento de energia elétrica, entre outros) e para ocorrências associadas à agitação marítima.

À tarde, mesmo com a presença do sol, as temperaturas máximas ficam amenas. No Litoral Norte chegam aos 25°C, no restante do litoral, Vale variam de 19°C a 23°C, na porção oeste e Planalto Norte de 15°C a 19°C e no Planalto Sul não passam dos 14°C.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (24)
A segunda-feira segue com predomínio de sol a poucas nuvens em Santa Catarina. O dia começa com chance de geadas na porção oeste, Planaltos e temperaturas mínimas baixas em grande parte do estado. Da porção oeste ao Litoral Sul, Grande Florianópolis Serrana, Alto Vale, Planaltos as mínimas ficam abaixo de 10°C. Demais áreas variam de 9°C a 14°C. Chance de registros negativos na porção oeste e Planaltos.

À tarde, as máximas ficam amenas, de 18°C a 23°C no litoral, Vale, 14°C a 19°C na porção oeste, Planalto Norte e não passam dos 14°C no Planalto Sul. Ventos de oeste a sudoeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, dos Planaltos ao litoral.

O mar deve ficar agitado no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com ondas de sudoeste/sul e altura de 2,5 m a 3,0 m. Há chance de ressaca no Litoral Sul. Assim, o risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (25)
A terça-feira também será com predomínio de sol a poucas nuvens e sensação de frio no estado. O dia começa com chance de geada na porção oeste, Planaltos e temperaturas mínimas baixas em grande parte do estado. Nos Planaltos, porção oeste variam de 1°C a 6°C e nas demais regiões de 7°C a 12°C. Há chance de registros negativos nos Planaltos e porção oeste.

À tarde, as máximas não passam dos 23°C no litoral, Vale, Extremo Oeste e variam de 17°C a 20°C nas demais áreas. Ventos com fraca a moderada intensidade, de sudoeste na metade sul do estado e passando para nordeste na metade norte no decorrer do dia.

Rajadas de ventos isoladas, até 40 km/h. O mar ainda segue agitado no Litoral Sul e Grd. Florianópolis, com ondas de sudoeste/sul, altura de 2,0 m a 2,5 m, mas que diminuem no decorrer do dia. Ainda há chance de ressaca no Litoral Sul. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – Na quarta-feira (26) e quinta-feira (27) uma alta pressão deixa os dias com sol e poucas nuvens. A partir do final da noite de quinta a nebulosidade deve aumentar no Oeste por conta da aproximação de áreas de instabilidade vindas da Argentina. As temperaturas mínimas seguem baixas (menores que 10°C) entre a madrugada e amanhecer em boa parte do estado. As máximas sobem gradualmente, mas não passam dos 26°C no Litoral Norte e variam de 18°C a 24°C no restante do estado.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul