Calor e pancadas de chuva em Santa Catarina

O tempo muda bastante em Santa Catarina. O domingo é quente e abafado, com rajadas de vento a qualquer hora. Mas com a expansão das áreas de instabilidade da frente fria, as pancadas de chuva voltam a ocorrer à tarde e à noite por quase todo o estado.  

Tem risco de chuva moderada a forte e de raios. Pode ventar forte também, com rajadas de até 70 km/h. Florianópolis tem um domingo quente e com pancadas de chuva a partir da tarde.

Não deve chover na região do litoral norte, no Vale do Itajaí e no Planalto Norte, mas a nebulosidade aumenta nestas áreas.

———————–

Domingo (30/06): 

Tempo: do Oeste ao Litoral Sul, mais nuvens e chuva no decorrer do dia, devido a um cavado. Nas demais regiões, sol entre nuvens. 

Temperatura: mais elevada.

Vento: nordeste/noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: deslocamento de uma frente fria no Litoral da região Sul do Brasil. 

Segunda-feira (01/07): 

Tempo: instável com céu encoberto e chuva do Oeste ao Litoral Sul. Nas demaIs regiões, a chuva ocorre no decorrer do dia.

Temperatura: em declínio.

Vento: noroeste a sudoeste/sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Terça-feira (02/07): 

Tempo: instável com céu encoberto e chuva do Oeste ao Litoral Sul melhorando no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol entre muitas nuvens.

Temperatura: em declínio.

Vento: noroeste a sudoeste/sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Quarta-feira (03/07): 

Tempo: instável com céu encoberto e chuva no início do dia, com sol entre nuvens no decorrer do dia.

Temperatura: baixa.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

————————

Frente fria

Um frente fria se organiza entre o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai. Áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil. 

Junho termina com alerta para ventos moderados a fortes nos três estados e fortes pancadas de chuva especialmente sobre o Rio Grande do Sul.  

A primeira semana de julho também é com alerta para temporais e também para o frio intenso. A nova frente fria espalha áreas de instabilidade sobre a Região Sul no decorrer do domingo, 30 de junho, mas as nuvens carregadas ainda não conseguem se formar por toda a Região. Uma forte massa de ar seco vai dificultar a expansão das nuvens carregadas sobre grande parte do Paraná.

Atenção

Frio intenso, chuva forte, ventania e geada são esperados em áreas do Sul do Brasil entre a segunda-feira, 1 de julho, e a quinta-feira, 3 de julho. Acompanhe a previsão. Será a onda de frio mais intensa do ano até agora, com potencial para provocar temperatura abaixo de 0°C e geada ampla e nos três estados.