Florianópolis

Os dois primeiros casos do novo coronavírus (Covid – 19) foram confirmados em  Santa Catarina, nesta quinta-feira (12) pela Secretaria de Estado da Saúde. Os pacientes estão em Florianópolis. Uma mulher de 28 anos e um homem de 34 anos.  Os casos ainda não constam nos dados atualizados do Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a mulher é brasileira, no entanto mora na Holanda. Ela chegou ao Brasil no último dia 23 e começou a apresentar os sintomas da doença no domingo passado. Ela foi atendida no posto de saúde no bairro Córrego Grande. Por outro lado, o homem é da capital do Estado e esteve recentemente em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Foi atendido no Hospital Baía Sul, no centro do município.

Eles são monitorados e recém tratamento em casa. Conforme a gerência de saúde, será feito contato com as pessoas que convivem com os pacientes para coletar as amostras e consequentemente fazer os testes para o Covid-19.

Segundo o secretário de Saúde do Estado, Helton Zeferino, não há a necessidade de restrição de circulação de pessoas em Santa Catarina. Mesmo assim, a população deve tomar os cuidados básicos de prevenção, como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e ‘etiqueta respiratória’.