Familiares e amigos do pequeno Enzo Daniel, de 6 meses, do bairro Barbacena, em Laguna, estão fazendo uma ‘rifa’ para arrecadar fundos e custear o tratamento e consultas médicas. O menino é diagnosticado com síndrome de Sturge-Weber, uma condição rara que gerou glaucoma em seus olhos.

De acordo com a mãe do menino, Lucimar Coito, a síndrome também afetou a pele do bebê. Gerando assim, uma mancha popularmente de ‘vinho-do-porto’. “Até os dois meses acreditava que era apenas uma mancha de nascimento, conforme diagnosticada pelo pediatra em Laguna. Mas, em Tubarão, a machinha chamou atenção da médica e ela explicou o que poderia ser. Comecei a correr atrás, conversei com várias pessoas e em outro pediatra foi confirmado a síndrome e em decorrência da condição rara o glaucoma”, explica.

Ela conta que um do olho está 1,40 milímetro maior, o bebê possui pressão alta nos olhos e faz uso de colírio para diminuir os sintomas. “Vamos voltar para Joinville, para refazer os exames. No entanto, o pediatra que está acompanhando não tem visto evolução. Há 95% de chances de passar por cirurgia de glaucoma. Ele passou por um eletroencefalograma para ver se ele tem convulsões. Temos que fazer acompanhamento para o resto da vida com neurologista e oftalmologista”, conta.

A cirurgia custa em torno de R$ 12 mil. A doença não tem cura, mas tem tratamento. Cada bilhete da rifa idealizada pela família e os amigos sai pelo valor de R$ 5 e aqueles que colaborarem concorrem a uma cesta com produtos de beleza e chaleira elétrica. O sorteio será em 21 de novembro.

Para comprar um número da rifa, o telefone para contato é (48) 9 9129-9541. Outra forma de colaborar com a arrecadação de fundos é doando pela conta 00070371-7, agência 2362 (Caixa Econômica Federal), operação 013 (poupança). CPF: 055.159.159-50.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul