Priscila Alano
Tubarão

A unidade coletora de sangue de Tubarão atenderá hoje o dia todo para quem desejar fazer a doação. O dia especial é uma campanha promovida pelas acadêmicas Maira Antunes Leandro e Alessandra Viana dos Santos Nunes, do 8º semestre do curso de enfermagem da Unisul, campus Tubarão. As doações contribuirão com o estoque de sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

O material coletado será encaminhado aos pacientes que necessitarem de transfusões. As coletas podem ser realizadas das 7h30min às 16 horas, sem intervalo para o almoço. O principal tipo de sangue em falta é o O negativo, porém, os mais usados são o A positivo e o A negativo.

Podem ser doadoras pessoas saudáveis entre 18 e 65 anos, com mais de 50 quilos, e deve estar alimentado. São retirados em torno de 350 a 400 mililitros, e a coleta é realizada em dez minutos. “Apenas em torno de 10% do sangue é retirado do organismo, que recompõe naturalmente a perda”, explica Maira. A acadêmica orienta: quem for doar deve informar que a coleta é para o HNSC.

A agência transfusional do hospital realiza, em média, 528 atendimentos ao mês, e necessita manter o estoque. O setor tem como objetivo o recebimento, armazenamento, seleção, testagem e aplicação de hemocomponentes (concentrado de hemácia, plasma fresco, concentrado de plaqueta e criopreciptado) e conta com profissionais treinados pelo Hemosc de Florianópolis e Criciúma.

Doação
Ontem, um grupo de voluntárias do HNSC repassou R$ 2 mil ao hospital, para a compra de suplementos alimentares aos pacientes carentes da Unidade de Oncologia (Unionco). Foi a primeira parcela dos recursos obtidos com a venda dos produtos do bazar beneficente, promovido pelo grupo no início deste mês e que rendeu R$ 4.193,25.