A história do antigo Rio Tubarão, hoje conhecido como “Rio Seco” ou “Rio da Madre” é algo que precisa ser recordado e preservado. Nesta sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Tubarão Saneamento divulgou o Documentário ‘Pelas Águas do Rio’, que contou com a participação da comunidade, entidades e órgãos públicos.

O documentário aborda a história desse recurso natural que, por muitos anos alimentou a região, seja por meio da pesca, do transporte de alimentos, do atendimento às necessidades domésticas e para o lazer, além de explicar em detalhes como ocorreram episódios como a retificação, a enchente de 1974 e a iniciativa da Tubarão Saneamento para revitalizar o rio.

Para fomentar ainda mais a discussão sobre o assunto, a Concessionária divulgou o material para todas as escolas da região. “Muitas pessoas, principalmente os mais jovens, ainda não conhecem a história e não sabem da importância do rio para aquela comunidade. Conhecer e falar sobre isso é um incentivo à preservação e uma valorização de nossa história”, conta o diretor da Concessionária, Marcelo Fernandes Matos.

No documentário, um dos entrevistados, aos 91 anos, conta como o rio era largo, bonito e saudável. Outro entrevistado, um pecuarista, resgata memórias da infância, que remetem a fartura e muita alegria. “Com a história vivida por cada um formamos este material, que é rico em memórias”, ressalta o diretor.

O vídeo está disponível no Canal do YouTube da Tubarão Saneamento [https://www.youtube.com/watch?v=9uXQnZ4zQ54]. O acesso pode ser feito também pelo Instagram da Concessionária @tubaraosaneamento.