Amanda Menger
Tubarão

A iniciativa do presidente da câmara de Tubarão, João Fernandes (PSDB), de renunciar a uma parte do duodécimo (verba que a prefeitura repasse à câmara para custeio do legislativo) à prefeitura para que seja doado ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), poderá ser copiada em outras casas legislativas da região. O valor acordado é em torno de R$ 30 mil, que, somado ao convênio já existente entre a prefeitura e o hospital, totalizará R$ 56 mil.

Os presidentes das câmaras de Tubarão e de Capivari de Baixo, Valmiro Miranda da Rosa, o Bila (PMDB), querem formar uma comissão de vereadores para visitar os colegas dos municípios de Sangão, Jaguaruna, Gravatal e Treze de Maio. “Muitos moradores destas cidades utilizam o HNSC e o hospital, na maioria dos casos, não recebe nada, quando muito os valores referentes às Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs). Se em Tubarão nós conseguimos fazer economia e com isso podemos ajudar a manter os trabalhos das emergências, outras câmaras também podem fazer. Queremos sensibilizar os outros vereadores, para que colaborem, já que o hospital é para todos”, argumenta João.

A intenção é formar a comissão até o início de julho, com vereadores de Tubarão e Capivari. “As visitas devem começar após o recesso de julho. Pediremos que os vereadores de cada um dos municípios nos receba e vamos contar a nossa experiência”, diz.