O bispo da Catedral Diocesana de Tubarão, Dom João Francisco Salm, anunciou nesta sexta-feira (31) que a igreja católica vai voltar a realizar missas presenciais na diocese. Os eventos religiosos terão de seguir protocolos, como manter distanciamento e utilizar máscaras.

Com a retomada das missas presenciais os frequentadores devem voltar a partir desta sexta-feira a assistir às celebrações em catedrais e igrejas, mesmo com os locais funcionando com limite abaixo da capacidade. Os locais funcionarão apenas com 30% da capacidade dos fiéis.

Entre as orientações estão: que não poderá ter música ao vivo, sem compartilhamento de microfones, os padres ou celebrantes devem permanecer o tempo todo com a máscara e as celebrações devem ocorrer até às 20h. Segundo Dom João Francisco, as orientações poderão ser revistas considerando a evolução da pandemia.

Os folhetos utilizados aos domingos durante a celebração, não poderão ser reutilizados, por exemplo, para prevenir as chances de contaminação pelo vírus. Os eventos religiosos devem seguir as recomendações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

As celebrações estão suspensas desde 16 de julho, como medida preventiva contra a propagação do coronavírus. Nesse período, o clero realizou celebrações de forma privada, os padres e o arcebispo têm celebrado missas nas paróquias, com transmissão pelas redes sociais. Além da obrigatoriedade de uso de máscaras, os fiéis deverão higienizar as mãos, na entrada da igreja, com álcool em gel 70%.

O Pai Nosso terá de ser rezado sem dar as mãos e sem o abraço da Paz. Continuam suspensas peregrinações, romarias, procissões, adoração do Santíssimo em grupos, festas, concentrações religiosas, acampamentos e outras atividades similares em grandes grupos, passíveis de forte propagação da epidemia.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul