O estresse do dia-a-dia e o cansaço mental, provenientes do trabalho, podem fazer com que você se sinta cansado e com dificuldade para dormir. Durante o sono liberamos importantes hormônios que nos ajudam na recuperação muscular e no controle da glicemia tais como: a testosterona e o hormônio do crescimento. Já a privação do sono ou noites mal dormidas, aumentam os níveis de cortisol circulante, conhecido como hormônio do estresse e essa é uma das explicações para a associação entre noites mal dormidas e maior risco de desenvolver diabetes tipo 2, obesidade, doenças cardiovasculares, depressão e acidentes. Para reduzir esse risco, recomenda-se que os adultos possam dormir entre 7 e 8 horas por noite.

O exercício físico regular representa uma ótima estratégia não farmacológica para indivíduos com dificuldade para dormir. As pesquisas têm demonstrado que apenas 10 minutos de exercício aeróbico, como caminhar ou andar de bicicleta, pode melhorar drasticamente a qualidade do seu sono, especialmente quando feito regularmente. Além disso, os praticantes de exercícios físicos podem reduzir o risco de desenvolver distúrbios problemáticos do sono, como apnéia e síndrome das pernas inquietas.

Mas será que existe um melhor horário para a prática de exercícios físicos?

A resposta é: não! Cabe aqui respeitar a individualidade de cada um. Algumas pessoas podem se beneficiar da queda de pressão arterial pós-exercício e da redução dos níveis de cortisol circulante após uma sessão vigorosa de exercícios, o que ajudaria a desencadear a sonolência e a redução da temperatura corporal. Outras, podem se beneficiar das atividades matutinas, quando se sentem mais dispostas. O segredo aqui está em conhecer-se. Observe como você dorme nos dias em que se exercita à noite, algumas horas antes de dormir (3 – 4 horas). Preste a atenção na quantidade e qualidade do seu sono. Evite cafeína perto da hora de dormir e tente diminuir o uso de aparelhos eletrônicos no quarto (TV, tablet e celular).

Mantenha-se ativo regularmente, alimente-se com qualidade, controle e estresse e durma bem. Esses são hábitos saudáveis para qualquer indivíduo, em qualquer idade.

Ariane Mendes

Personal Trainer na Ready Personal