#Pracegover Na foto, imagem panorâmica de Capivari de Baixo
#Pracegover Na foto, imagem panorâmica de Capivari de Baixo

Um debate sobre Transição Energético, seus impactos e benefícios, será realizado nesta segunda-feira (6), a partir das 15h, no Parque Ambiental Encantos do Sul, em Capivari de Baixo. O evento faz parte da programação da XVI Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade Diamante.

O presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Luiz Zancan, o ex-secretário de Desenvolvimento e idealizador da Lei de Transição Energética, Luciano Buligon, o CEO da Diamante Geração de Energia, engenheiro Pedro Litsek, e o prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Corrêa Costa, vão compartilhar percepções e conhecimentos com autoridades, ambientalistas e formadores de opinião.

O debate “Transição Energética Justa – Marco Legal” será mediado pelo jornalista Ruy Barata Neto, especialista em infraestrutura e na cadeia energética. A proposta do evento é discutir com a sociedade a Transição Energética a partir de novos modelos de negócio que continuam envolvendo o carvão. “Valendo-se de estudos e tecnologias avançadas, o setor se prepara para reduzir a emissão de COe liderar a transição. Queremos que essa mudança envolva todos os segmentos envolvidos direta e indiretamente”, observa o engenheiro Zancan, presidente da ABCM, um dos debatedores.

Antes de se iniciar o debate, o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda receberá o seu mais completo Relatório Socioambiental. O documento será apresentado pela primeira vez durante a palestra do engenheiro Pedro Litsek, da Diamante, gestora do CTJL. Com 60 páginas, colorido, repleto de infográficos, tabelas, imagens e informações, o Relatório representa uma completa e transparente prestação de contas à sociedade catarinense, como por exemplo o conjunto de licenciamentos, certificados ambientais e outorgas legais fundamentais para a segurança operacional das unidades geradoras.

De forma didática, o material mostra também os cuidados com os produtos químicos e os controles necessários para a operação da usina localizada no município de Capivari de Baixo.

O Relatório Socioambiental produzido pela Diamante Geração de Energia, gestora do CTJL, apresenta a qualidade do carvão utilizado como matéria-prima, o monitoramento permanente e minucioso das condições atmosféricas e da qualidade do ar da região, bem como os cuidados com lençol freático, rios, afluentes e o controle rigoroso de ruídos. O documento também mostra todo o trabalho de recuperação de áreas degradadas, os programas ambientais (como o Horto Florestal) e os cuidados com a fauna, além do apoio social a instituições da Região Sul de Santa Catarina.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Diamante Energia