A equipe de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)/Udesc, de Laguna, confirmou a participação no evento mundial de limpeza de praias e será encarregada do mutirão na Praia da Ribanceira, em Imbituba.

Amanda Suita, representante de ONG ‘Ecosurf’ e organizadora do evento na cidade portuária, convocou diversas associações da região com o intuito de realizar mutirões de limpeza de praias simultâneos, agendado para 15 de setembro, Dia Mundial da Limpeza de Praias.

As associações e Projetos que integram a iniciativa são: Ecosurf, AmoRosa Compostagem, Associação de Surfistas, Amigos e Ecologistas da Praia do Porto (Asaep), Movimento Rosamor, Associação dos Moradores da Rua de Baixo e o Instituto Australis. No dia 15 de setembro, outras associações também participarão das atividades em Garopaba, Imbituba, Laguna, e no Brasil e no mundo. A iniciativa é realizada em diversos países e a organização estima que 3% da população mundial participem do evento, simultaneamente.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia.

Caso encontre algum animal marinho, vivo ou morto, entre em contato pelo telefone 0800-6423341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!