Imbituba/Laguna

Imbituba se prepara para mais uma edição do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. O evento, coordenado pela Organização Não Governamental Ecosurf  Santa Catarina, tem a parceria da prefeitura da cidade portuária. A ação será realizada neste sábado e domingo, a partir das 9h.
O objetivo desse ano é mobilizar o maior número de voluntários em ações de despoluição e monitoramento de resíduos. As ações serão realizadas em 13 pontos, entre a Praia Vermelha e Praia de Itapirubá Sul.

Cada ponto será coordenado por grupos, associações e entidades ambientais locais, que conduzirão ações de educação ambiental e orientações sobre a metodologia de monitoramento de resíduos sólidos.Os materiais recicláveis serão encaminhados para a Cooperativa de Catadores de Imbituba (CooperZimba). As tampinhas plásticas serão encaminhadas à campanha ‘Tampinha Solidária’, da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Em Laguna, as atividades ocorrem no sábado e onze praias receberão mutirões de limpeza, coordenados pelo Instituto Ambiental Boto Flipper. Cada trecho terá um organizador local. A Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (Sepagri) será responsável pela limpeza nas docas do centro histórico, margens da lagoa Santo Antônio dos Anjos. A ação terá apoio da Secretaria de Obras, Fundação Lagunense do Meio Ambiente, Polícia Ambiental e Marinha do Brasil. Os trabalhos serão realizados na Praia do Mar Grosso, Praia da Tereza, Portinho, Praia da Cigana, Praia do Iró, Praia do Sol, Praia do Gi, Lagoa do Noca, Molhes da Barra, Centro Histórico e Arrebentão.