Muitas crianças apresentam alguns sinais de alerta para identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Alguns detectáveis já desde bebê e outros somente após o primeiro ou segundo ano de vida. Para informar à população em relação ao TEA, reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que apresentam o transtorno, a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, definiu o Dia 2 de abril, como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

“Para todos os casos de autismo, é importante destacar que cada criança é única em seu neuro desenvolvimento, e desta maneira, não apresenta exatamente os mesmos sintomas. A consulta médica é a indicação segura e precisa para oferecer diagnóstico correto e o mais precoce possível, proporcionando assim, aos portadores, melhores possibilidades de qualidade de vida”, informa a neuropediatra do Complexo Médico Provida, Dra. Caroline Liana Menschhein Medeiros

A proposta da criação data é também a identificação de casos mais precocemente e oportunizar benefícios sociais aos portadores, como a recente conquista de vagas automotivas especiais, entre outros tantos já implantados e outros que ainda possam ser conquistados. A médica destaca ainda a importância da atenção a alguns sinais que servem como alerta para identificação do transtorno.

“Por exemplo, as crianças que possuem algum atraso no processo da aprendizagem da fala, dificuldades de manter um contato pelo olhar, de se comunicar, de brincar. Crianças que preferem ficar isoladas, ao invés de interagirem com colegas, que apresentem dificuldades alimentares, que fazem movimentos repetitivos corporais, seja em proporções grandes ou pequenas. Então pais, familiares, professores e profissionais da área de saúde, é fundamental atenção ao comportamento dos pequenos, em caso de dúvidas, buscar tratamento o quanto antes, para melhor desenvolvimento”, alerta.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul
Fonte: Provida