Para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22), a Tubarão Saneamento, concessionária dos serviços públicos de água e de esgoto no município de Tubarão, promove iniciativas e destaca a importância de cuidar desse recurso tão precioso para a vida humana.

Desde o início da atuação, em 2012, a empresa realiza e incentiva hábitos que ajudam a preservar o meio ambiente, exemplo disso é a constante redução do percentual de perdas, que hoje é de 19,5%, enquanto a média regional supera 37,5%. Este é o resultado de um cuidado diário, manutenções preventivas e reparos imediatos.

Com as realizações e perspectivas, a concessionária se tornou protagonista diante do novo marco regulatório do saneamento, que tem a meta de alcançar a universalização desse serviço até 2033, cujo objetivo é assegurar que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e, 90% ao tratamento e à coleta de esgoto.

Mas para a Tubarão Saneamento, até lá, muito precisa ser feito, inclusive, o incentivo à preservação dos recursos naturais. “A água está em todos os momentos do nosso dia, sem exceção. Para quem conta com esse recurso, com qualidade, não consegue se imaginar sem e, àqueles que precisam conviver com a escassez hídrica, sem dúvida, sofre muito. Isso já ocorre em muitos lugares e a única maneira de evitar esse cenário é preservando”, compartilha o diretor, Paulo Eduardo Canalles.

Depois de usada, a água se torna esgoto, que precisa de destinação adequada, minimizando o impacto ao meio ambiente. “Estamos trabalhando para implantar o sistema de tratamento de esgoto na região urbana da Cidade Azul e, hoje, atendemos 30,4% de disponibilidade, isso equivale a 160 milhões de litros de esgoto a menos na natureza, todo mês”, completa Paulo.

Mesmo com os serviços de água e de esgoto adequados, as pessoas precisam usar a água de forma consciente. A Tubarão Saneamento sugere iniciativas como: acumular as roupas sujas para usar a capacidade total da máquina de lavar; fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça; não deixar a mangueira aberta enquanto lava o carro; consertar torneiras que ficam vazando e acionar a concessionária caso identifique algum vazamento na rua.

Em alusão à data, a Tubarão Saneamento fará a doação de 30 caixas d’água para os Centros de Referência de Assistência Social do município de Tubarão, nesta terça-feira (22). Estas serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social, que não possuem o reservatório em casa. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com os tubaronenses.

Além desta, a concessionária também promove atividades lúdicas e cooperativas para estudantes de 7 a 11 anos, por meio de peças de teatro relacionadas à consciência ambiental, chamado “De olho nas ex-gotas”. As escolas participantes são EMEB Cleto da Silva, EMEB Francelino Mendes, EMEB Sombrio, EMEB Bom Pastor e EMEB Faustina da Luz Patrício. O objetivo é orientar essa geração sobre o consumo consciente, incentivando a inserção dessas iniciativas na rotina familiar.

“Nossas atitudes hoje serão o nosso futuro. Consumir água e preservar o meio ambiente é um presente que estamos deixando para as próximas gerações”, ressalta o diretor.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Tubarão Saneamento