Celebrado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água, a Tubarão Saneamento, por meio do setor de Responsabilidade Socioambiental realiza ações para intensificar o cuidado com o recurso mais precioso do planeta: a água. Responsável pelos serviços de água e esgoto no município de Tubarão, a empresa está comprometida para que toda a população tenha acesso a água de qualidade e em quantidade suficiente para atender todas as necessidades físicas e biológicas, e com isso promover a conservação e segurança hídrica da Cidade Azul.

“A água é o recurso mais essencial à vida e a Tubarão Saneamento entende a responsabilidade de cuidar desse bem. Nossas ações estratégicas e de sustentabilidade estão relacionadas com a necessidade de antecipar e mitigar riscos. Entendemos que o saneamento é uma força de transformação social. Ao cuidar da água estamos também cuidando da população, melhorando sua qualidade de vida.”, destaca o diretor da companhia, Lucas Arrosti.

Segundo o diretor, pequenas ações realizadas diariamente, têm um efeito multiplicador. “Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a escassez hídrica já afeta muitas regiões do planeta e se agravará nos próximos anos com o crescimento da população mundial, que deve chegar a 8,3 bilhões de pessoas em 2030”, lembra.

Para o desenvolvimento sustentável do planeta, a segurança hídrica é de extrema importância, visto que gerencia conflitos e riscos associados à água, incluindo inundações, secas e acidentes ambientais, evitando grandes perdas deste recurso. Conforme informações da ONU, há mais de 663 milhões de pessoas sem acesso a fontes de água potável perto de onde moram. A Organização alerta, ainda, que com o aumento da população serão necessários mais esforços para melhorar sistemas de coleta e tratamento, garantindo o reaproveitamento máximo das águas residuais urbanas.

 

Ações Mundial da Água

Respeitando as regras de distanciamento e isolamento social, próprias do momento, a concessionária preparou uma programação com ações que demonstrem o impacto do saneamento na qualidade de vida dos indivíduos e a conservação ambiental.

Local: Central de Atendimento
Horário: das 8 às 17 horas
Atividade: Doação de mudas nativas, para incentivo ao plantio de árvores

Local: Fundação do Meio Ambiente de Tubarão
Horário: 9h30
Atividade: Entrega de mudas de maior porte, para o plantio no Futuro Parque Natural Municipal Engenheiro Marcelo Delpizzo Caneschi.

Local: EMEB Professor Cleto da Silva
Horário: 13h30
Atividade: Premiação aos ganhadores do 1º Concurso de Desenho, bem como a entrega de squeezes para todos alunos da escola. O vencedor geral, com maior número de curtidas nas redes sociais, é desta unidade escolar.

Local: EMEB Francelino Mendes
Horário: 14 horas
Atividade: Premiação aos ganhadores do 1º Concurso de Desenho, bem como a entrega de squeezes para todos alunos da escola.

Local: EMEB Bom Pastor
Horário: 14h30
Atividade: Premiação aos ganhadores do 1º Concurso de Desenho, bem como a entrega de squeezes para todos alunos da escola.

LIVE Relançamento do SERR (Exclusivo para Colaboradores)
Horário: 15 horas

Local: EMEB do Sombrio
Horário: 17 horas
Atividade: Premiação aos ganhadores do 1º Concurso de Desenho, bem como a entrega de

 

Sobre o concurso

Tema: A importância da Mata Ciliar para o Rio Tubarão
Participantes: Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, da rede municipal de educação, localizadas a montante da captação do Rio Tubarão
Votação: Realizada entre os dias 16 e 18 de março, por meio de indicação no rede de Facebook da Concessionária. Os três (03) desenhos mais curtidos foram os vencedores.

Premiação: 1º, 2º e 3º lugares: troféus. E ainda, todas as unidades escolares receberão da Tubarão Saneamento squeezes, garantindo a hidratação dos alunos e evitando o uso de bebedouros coletivos como medida de enfrentamento à COVID 19. A promoção de cuidados com a saúde, nesse momento de pandemia, auxiliará para que os alunos utilizem de maneira individualizada as garrafas, reduzindo a possibilidade de contágio.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul