No Dia Internacional da Enfermagem, 12 de Maio, as comemorações ganham contornos extremamente fortes, em função da categoria estar na linha de frente na luta contra a Covid-19. No contato direto com os pacientes, os colaboradores do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) colaboram de forma decisiva e essencial para que os males causados pelo coronavírus sejam minimizados.

“Os profissionais de enfermagem têm um papel determinante na assistência aos pacientes por sua capacidade de escuta, de acolhimento e de cuidado permanente, o que comprova o exercício da profissão com amor”, ressalta a gerência de enfermagem das Áreas Críticas.

Marion Hoeltz Ioras acrescenta que outros espaços também são preenchidos para além da assistência. “Como nos casos de atividades de gestão”, explica. De acordo com a gerência de enfermagem dos Setores Abertos, Marli Rafael Joaquim, o dia do enfermeiro é mais do que uma data comemorativa comum. Afinal, não se trata de uma simples profissão.

Para ela o ato de cuidar de outra pessoa ultrapassa o mero cumprimento do dever e ‘Ser Enfermeira’, representa dedicação, responsabilidade, competência, respeito, ética, carinho, amor e uma grande dose de humanidade.

“Desde 2020, com a pandemia, nossa atenção ficou voltada às ações em prol do atendimento aos pacientes da Covid-19. Nosso foco foi dirigido a enfrentar esse enorme desafio”, pontua.

A Semana de Enfermagem, no HNSC, será comemorada de 12 a 21 de Maio, com uma programação interna para os colaboradores, respeitando as regras e as medidas preventivas contra a Covid-19. A abertura no dia 12 via transmissão pelo youtube, com o pronunciamento do diretor executivo, Fabio Tadeo Teixeira, e das gerentes de enfermagem Marli Rafael e Marion Hoelz Ioras, abre as comemorações.

Em seguida sera exibido um Talk Show com os convidados que irão debater ‘O papel da liderança no contexto da COVID – 19’. Durantes estes dias estão na programação um amigo oculto. Os setores farão trocas de gentilezas entre si.

Além disso, um ensaio fotográfico com os bebês da UTI Neonatal para homenagear os profissionais da enfermagem, missas em homenagem ao Dia do Enfermeiro e ao Dia do técnico de Enfermagem (transmissão via youtube), momento de relaxamento com o serviço de psicologia para todos colaboradores, entre outras atividades.

Também será dada atenção ao Modelo de Práticas Assistenciais implantadas no HNSC, assim como em toda Rede Santa Catarina, o MAE – Modelo Assistencial de Enfermagem, que tem como princípio a pessoa como centro do cuidado. A pessoa representa o paciente, o familiar e o profissional de saúde – colaborador.

“Seguimos um diagrama direcionador que pauta os planejamentos e ações para atingir a qualidade e segurança da assistência, que vai desde capacitações, protocolos e indicadores assistenciais para desenvolvimento profissional e comportamental”, explica Marion Hoeltz.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul