#Pracegover Foto: na imagem há dois botos e o mar
#Pracegover Foto: na imagem há dois botos e o mar

Em homenagem a um dos maiores espetáculos naturais do mundo, o Estado de Santa Catarina celebra nesta terça-feira, 25 de maio, o Dia Estadual de Preservação do Boto Pescador. A data foi instituída em 2017, com o objetivo de promover ações de conscientização sobre a importância da preservação da espécie para o desenvolvimento cultural e econômico da região.

Em Laguna, cidade legalmente conhecida como a “Capital Nacional dos Botos Pescadores”, a relação da população com os botos se tornou símbolo de harmonia e equilíbrio entre os homens e os animais. Parceria essa celebrada com sentimento de proteção e amor, é o que comenta o pescador Lucas Chede, “Pescar com os botos é uma sensação única. Considero eles os meus melhores amigos. Só peço a conscientização de todos para preservar esse bem tão precioso de Laguna”.

A cooperação entre as equipes pesqueiras e os botos é tão profunda que maioria dos pescadores com cauda foram carinhosamente apelidados com os nomes de Karoba, Scooby, Bate Cabeça, Chega Mais, Latinha, Prego, Botinha do Rio, Eletrônico e Mandalão (são a nomeação de alguns dos animais).

A pesca com os botos pescadores é classificada como patrimônio cultural imaterial de Laguna, e pode ser considerada o bem mais valioso de toda população lagunenses, sendo obrigação por parte de toda sociedade preservar, cuidar e proteger.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Prefeitura de Laguna