Homenagear os profissionais de medicina neste dia 18 de outubro, data definida no Brasil e em muitos países como Dia do Médico, é lembrar de muitos doutores que se destacam em Tubarão e região, entre eles, o médico e diretor do Complexo Médico Provida, o neurologista, Nelson Ubaldo Filho, de 66 anos. Profissional que divide sua rotina entre o consultório, a família, a rádio e a paixão pela aviação.

Na infância, Nelson morador da pequena cidade de Cerro Negro, localidade do Planalto Sul catarinense, já despertava para medicina. Se emocionava cada vez que passava em frente a uma unidade de saúde. Profissão que buscou, não pela afinidade, tradição familiar ou até mesmo pela ascensão profissional, mas por pura admiração por “salvar vidas”. Com esse ideal na cabeça e pouco dinheiro no bolso, partiu atrás do seu sonho. Deixou a região de Lages e ingressou em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, onde se formou, conheceu a psicóloga Nara e se casou.

“Após a diplomação surgiu a possibilidade de vir trabalhar na Cidade Azul, no Hospital Nossa Senhora da Conceição e foi uma das melhores coisas que aconteceram em minha vida. Aqui plantei raízes, com o nascimento dos meus filhos Evandro e Juliana, e posteriormente com a chegada do meu neto João. Orgulho que também carrego por ter me dedicado em 15 anos a cirurgia neurológica, que não mais me dedico por optar agora integralmente pelo trabalho de atendimento neurológico clínico”, relata.

Dr. Nelson destaca que além de trabalhar por amor pela especialidade que escolheu já nas primeiras aulas de neurologia na faculdade, também tem imensa honra de fazer parte da Provida. Complexo que atualmente tem mais de 190 médicos, com mais de 50 especialidades diferentes, que oferece inúmeros serviços de diagnósticos e de saúde e que mensalmente realiza mais de 35 mil atendimentos.

“Trabalhar nessa clínica, é de um grande orgulho, de uma satisfação gigantesca, não somente pelos colegas que temos aqui, mas também pelos funcionários, por todas as pessoas que hoje formam essa família”, ressalta.

A espiritualidade

Para o médico, a fé e medicina são complementos, que os guiam em sua profissão, baseados em um ser superior, em um Deus. Sentimentos que revela ter aprendido ao longo dos anos e que são renovados diariamente no atendimento aos seus pacientes.

“Como sou uma pessoa de muitas tarefas, o consultório para mim é fundamental. Compartilhar ideias, aprender com a história de vida dos pacientes, poder contribuir com o alívio da dor, da cura. Acredito que nós profissionais da saúde as vezes aliviamos mais a tenção da pessoa que propriamente a dor e se esse processo ocorre, então de certa forma, contribuímos para a melhora do paciente”, reflete.

As paixões

Para Dr. Nelson não existe estresse se a pessoa é realizada profissionalmente. Quando não está sobrevoando a região, está firme lá no alto do 8º andar do Clinicas Park da Provida, atendendo seus pacientes. Tempo em que afirma saber dividir entre o consultório e sua vida pessoal.

“Sempre gostei da aviação e essa paixão me fez aprender a pilotar e coordenar melhor meu dia a dia para poder realizar as outras atividades que amo. Nesta parcela tem a rádio, a qual semanalmente tenho um programa de debate, além disso escrevo crônicas e pratico esportes. Como me considero ser muito ativo, busco na espiritualidade o equilibrado e forças para continuar a ser quem sou e a dividir as alegrias de ter minha família e a clínica”.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul