Os militares são responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica e Marinha.

Tubarão

O Dia do Exército foi comemorado nesta quarta-feira. E para lembrar a data, o comando e integrantes da 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria realizaram uma apresentação sobre a história do Exército no auditório do Parque Ambiental Encantos do Sul, em Capivari de Baixo.

A celebração remeteu à 1° Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648, marca da luta contra a dominação holandesa. Os militares que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação. O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o Exército é uma delas.

A 3ª Companhia do 63º Batalhão foi criada em dezembro de 1961. Devido à expansão da economia na região sul de Santa Catarina, com destaque para a extração de carvão, a localização dos portos de Laguna e Imbituba, o acesso ao planalto catarinense, a instalação das Usinas Termoelétricas em Capivari de Baixo, atual Engie (antiga Tractebel/Gerasul), foi determinado pelo Governo Federal, à instalação de uma Unidade Militar do Exército Brasileiro, para aumentar a segurança desse polo estratégico que estava em pleno desenvolvimento.

Em 1986, para reestruturação da Força Terrestre pelo Alto Comando do Exército, a 3ª Companhia esteve na iminência de ser extinta, porém, sua manutenção em Tubarão foi assegurada por esforços da comunidade local.

Estudantes participam de atividades relacionadas ao Dia do Exército no museu
Para comemorar o Dia do Exército Brasileiro, alunos da Escola Municipal de Educação Básica Manoel Rufino, bairro Passagem, em Tubarão, visitaram o Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick nesta quarta-feira. Eles participaram de diversas atividades relacionadas à data, além de conhecerem um pouco mais da história da instituição e de sua contribuição para o país, tanto no passado quanto no presente.