A igreja católica celebra nesta quinta-feira (13) de maio, a memória de Nossa Senhora de Fátima. De acordo com o padre Lucas Bittencourt, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Humaitá, Fátima é um dos títulos marianos que mais cativa os fiéis no mundo católico.

Segundo o sacerdote, a história tem início há um pouco mais de cem anos, em 1917, em uma pequena aldeia no interior de Portugal. “Sem dúvida, 1917 foi um dos anos mais complexos e dolorosos de todo o século 20: neste ano a Primeira Guerra Mundial teve o seu ponto mais alto e sangrento e também foi o ano que eclodiu a Revolução Russa, além das grandes transformações sociais e da pobreza, que assolava tantas famílias”, explica.

Ele pontua que as dificuldades financeiras também atingiam os familiares de três crianças portuguesas, Lúcia, Jacinta e Francisco, que sofriam com as necessidades, mas sempre estavam imbuídos de muita fé. “Essas três crianças colaboravam com o sustento pastoreando ovelhas. Em 13 de maio de 1917, na localidade da Cova da Iria, em Fátima, Portugal, elas foram surpreendidas com a aparição de ‘uma senhora, mais brilhante que o sol, mas sem ofuscar, que dizia ser a Mãe do Céu’. Ela apareceria mais seis vezes. Ao relatarem, as crianças foram objeto de desprezo e deboche por parte de muitas pessoas, pois pensavam ser um devaneio infantil ou até mesmo uma mentira”, detalha.

O religioso conta que na última aparição, diante de uma multidão de pessoas, vários sinais no céu e na terra comprovaram que as crianças não estavam mentindo ou brincando, mas realmente elas foram as ‘videntes’ de Maria, Mãe de Deus e da Igreja, que visitou o seu povo num dos momentos mais dolorosos do século. “A mensagem de Fátima não girou em torno dela, mas de Deus. E esta mensagem permanece atualíssima! Maria pediu que o ser humano deixasse de viver como se Deus não existisse, mas convertesse seu coração para Ele. Que as pessoas passassem a rezar mais, sobretudo com a oração diária do Santo Terço. Que fizessem penitência pela sua conversão e a de todos os pecadores. Conversão-penitência-oração. Se pudéssemos resumir a mensagem de Nossa Senhora de Fátima, seria assim: converter o coração a fé”, finaliza.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul