Liliane Dias
Tubarão

O costume de levar flores e velas, além de oferecer preces e orações aos nossos entes queridos, é uma tradição antiga. No entanto, a pergunta sobre a vida após a morte permanece um mistério. 

Somente a palavra de Deus é capaz de apontar luzes e esperanças sobre a ressurreição. A esperança da vida eterna que surge com a ressurreição de Jesus, sua vitória sobre a morte abriu as portas da eternidade para os homens e mulheres. 

Embora temos a intenção de viver o amor, muitas vezes optamos pelo egoísmo, discórdia e mentira. Por Deus ser bondade absoluta, a palavra nos fala que precisamos estar livres de qualquer pecado, para entrarmos em comunhão divina. Esse processo é conhecido como purgatório.

O Pároco da Catedral, Padre Eduardo Rocha explica, que a igreja é uma grande família, diferente do que pode-se imaginar, nessa família não estão apenas os vivos, mas também aqueles que já partiram. “Por isso acreditamos que a caridade cristã se estende e inclui os nossos irmãos e irmãs falecidos”, detalha.

É importante acrescentar que a oração pelos mortos destina-se àqueles que estão no purgatório. “Pedimos a Deus que abrevie o período de espera e os acolha em sua morada eterna”, enfatiza.

Em Tubarão, várias celebrações fazem parte do calendário católico. Abaixo a programação das missas nas comunidades no dia de Finados.

Catedral: 9 e 19h;

Santo Antônio: 19h;

Congonhas: 08h30;

Mato Alto: 10h;

Oficinas: 19h;

São Tomé: 19h;

Km 63: 9h;

Morrotes: 19h;

Rio do Pouso: 8h;

Guarda Margem Esquerda: 10h;

São João Margem Esquerda: 17h;

São Sebastião, na Estiva, em Pescaria Brava: 8:30;

São Roque, na Ilhota Grande, em Gravatal: 10h;

São João Batista, em Capivari de Baixo: 15h;

São Jose, no bairro Três de Maio, em Capivari de Baixo: 18h;

Lageado: 8h15;

Sertão dos Corrêas: 9h15;

Sertão dos Mendes: 10h30;

Santo André, em Capivari de Baixo 18h;

Revoredo: 19h;

Sombrio: 08h;

São Martinho: 9h30;

Sanga da Areia: 16h;

Caruru: 16h30;

Gruta do Capão: 17h;

Bom Jesus: 18h30;

São Judas/Dehon: 18h30;

São Bernardo: 18h30;

Humaitá: 18h30