Tubarão

O Dia D de vacinação contra o sarampo ocorre neste sábado (15) em todo o país. Em Tubarão, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Policlínica Central estarão abertas para atendimento, das 8 às 17h. Neste momento, de forma seletiva, as crianças de 6 meses até os adultos de 49 anos de idade poderão se vacinar contra o sarampo.

Nas unidades que possuem sala de vacina, todas as doses disponíveis na Caderneta de Vacinação serão ofertadas. Já nas unidades que não possuem sala de vacina, só serão disponibilizadas doses contra o sarampo e a febre amarela. Além disso, a população terá a possibilidade de realizar testes rápidos e adquirirem camisinhas, em alusão a campanha do Carnaval.

O Ministério da Saúde alerta que devem receber as doses nesta campanha, pessoas não vacinadas ou com esquema de vacinação incompleto para o sarampo. A aplicação é feita de forma seletiva e com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e a forma de prevenção é a vacina, conforme o Ministério da Saúde. O vírus pode ser transmitido a partir de secreções nasais ou de gargantas infectadas que podem sair através de tosse, fala ou espirro. Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, conjuntivite e coriza. Após 3 ou 5 dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto que se espalham pelo corpo.