Tubarão

Santa Catarina atingiu neste sábado, a ‘primeira’ meta de vacinar 60% do público-alvo contra sarampo e poliomielite. Crianças de 1 a 4 anos precisam ser imunizadas. A campanha termina no próximo dia 31, em todo o Brasil.

Até o encerramento da ação no final do mês, a expectativa do governo é que  95% do público-alvo seja vacinado. No Estado até este sábado foram imunizadas 204.820 mil crianças, porém, são esperadas até o fim da campanha 339.800 mil. De acordo com o gerente regional de saúde de Tubarão, Everson Barbosa Martins, o objetivo foi alçando. “Foi ótimo, em relação a poliomielite atingimos a meta que era terminar o dia ‘D’ acima de 62%. Chegamos ao fim deste sábado com 62.7%. Já referente ao sarampo não alcançamos a meta dos 62%, mas conseguimos 61.5%. Agora, vamos trabalhar muito e conscientizar os pais e responsáveis da importância da imunização”, observa.

Mais de 36 mil postos de saúde de todo o país promoveram neste sábado um dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. No país, a meta é vacinar 11 milhões de crianças de 1 ano até os 5 anos incompletos.

A campanha de vacinação neste ano foi intensificada devido ao surgimento de um maior número de pessoas infectadas por essas doenças. Há no momento, por exemplo, dois surtos de sarampo ativos no país: um no Amazonas, onde foram confirmados 910 casos, com três mortes; outro em Roraima, com 300 casos confirmados e quatro mortes.

“Começamos o dia deste sábado com 29% do público-alvo imunizado na região. Ficamos muito felizes pela criatividade dos municípios em atrair as crianças para as salas de vacina. Todas as cidades da Amurel se esforçaram muito e junto com a gerência regional fizeram a sua parte. Agora, vamos fazer um balanço, ver qual os municípios precisam melhorar e adotar algumas ações em busca do alcance dos 95%”, finaliza o gerente.