Imbituba

Está marcado para este sábado (16), o dia ‘D’ da saúde em Imbituba. O evento, que será realizado no Hall da prefeitura, no centro da cidade, deve atender cerca de 500 pessoas. São pacientes do Sistema Único de Saúde que aguardam numa fila de espera por exames de média e alta complexidades há mais de 5 anos. Os atendimentos iniciam às 9h e seguem até às 17h.

Ao longo das últimas semanas, os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde avisaram as pessoas interessadas sobre a necessidade do comparecimento ao local do evento. Na prefeitura, as equipes entregarão aos pacientes os exames já realizados por eles, tais como: colonoscopia, endoscopia, cateterismo, ecocardiograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética, otorrinolaringologia e oftalmologia.

Os interessados também receberão uma guia, com todo o processo do paciente e o encaminhamento ao médico, com os horários e os locais para as consultas. “Queremos que a população fique o menor tempo possível na fila de espera. Dessa formam, será possível descobrir uma doença precocemente e tratar o paciente com mais agilidade”, explicou a diretora de autorização de medicamentos, Patrícia Amorim.

Para os atendimentos que serão realizados em outros municípios (Araranguá, Braço do Norte, Criciúma e Tubarão), será disponibilizado pelo poder executivo  o transporte aos pacientes. A intenção é zerar as filas pelos exames de média e alta complexidades até o fim do ano.

Para a redução nas filas, o governo do município investe, aproximadamente, R$ 500 mil. “É nosso dever tratar com dignidade e respeito os nossos pacientes, evitando que eles sofram numa fila de espera ou até mesmo percam a vida antes de serem atendidos. Esse investimento poderia ser feito em obras, porém nosso maior objetivo é fazer a diferença na vida das pessoas e, como saúde não tem preço, nós vamos sempre priorizar a vida”, informou a secretária de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro.