Foto: Prefeitura de Braço do Norte

Boa parte da comunidade que reside no interior de Braço do Norte e tem problemas com a proliferação do borrachudo não deixou para depois. Nesta sexta-feira (21), pelo menos três mil frascos de BTI foram distribuídos no Dia D contra a praga.

Além do controlador biológico, um panfleto que ensina onde, quando e como realizar a aplicação foi distribuído na ação realizada pela Secretaria de Agricultura da Prefeitura.

Quem não conseguiu comparecer aos pontos de distribuição, não precisa se preocupar. A dose estará disponível na secretaria. O BTI é um produto biológico que auxilia no controle dos insetos e deve ser aplicado em rios, arroios e córregos.

Para garantir sua eficácia o produto precisa ser aplicado quando a água estiver limpa, e não deve chover nas seis horas seguintes à aplicação. O produto não é um inseticida. O BTI é formulado a partir de bactérias que são ingeridas pelas larvas do mosquito, provocando sua morte.

A aplicação deve ser feita somente na água, explica o secretário de agricultura, Adir Engel. “Mesmo que os borrachudos se escondam na grama, capins e outros tipos de vegetação, aplicar o BTI nestes locais não matará os mosquitos adultos. O BTI age somente nas larvas”, explica.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul