Dezembro Laranja: alerta é para prevenção e investigação de qualquer sinal

Tubarão

Desde 2014, o último mês do ano é o período escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para promover a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. No Dezembro Laranja são realizadas diferentes ações para conscientizar a população sobre as principais formas de prevenção e a necessidade de procurar um médico especializado ao identificar qualquer alteração na pele. Neste ano o tema de destaque é  “Um sinal pode ser câncer de pele”.

“A primeira coisa relativa ao câncer de pele que a população precisa ficar atenta é que esse tipo de  câncer  é o  mais frequente no ser humano. Representa 33% dos casos de câncer, entre os de pulmão, rins, estômago, fígado, leucemia e os demais tipos. Ele é extremamente frequente. A estatística do Instituto Nacional do Câncer fala que Santa Catarina é o estado que mais tem câncer de pele no Brasil, com 160 casos novos por 100 mil habitantes. Eu no consultório, em média, atendo de 2 a 3 casos por dia”, alerta o dermatologista do Complexo Médico Pró-Vida, Dr. Luis Gustavo Sponchiado de Ávila.

O médico destaca que com toda a tecnologia atual, com todo conhecimento científico já estabelecido, não é mais admissível uma pessoa morrer em decorrência de câncer de pele. Doença que é de fácil prevenção, de claro diagnóstico e de simples tratamento nas fases iniciais.
“Existem basicamente três tipos de câncer de pele: o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e melanoma, quando descobertos nas fases iniciais, tem mais de 90% de chances de cura”, destaca Dr. Luis Gustavo.

Tipos de cânceres

Carcinoma basocelular: é o mais comum. Representa mais de 80% dos casos. Se caracteriza como uma bolinha na cor da pele, que cresce geralmente na face, eventualmente sangra e na maioria das vezes não dói e não sangra. Acomete geralmente pacientes acima dos 40 anos.
Carcinoma espinocelular: se apresenta como uma bolinha vermelhinha ou uma feridinha que nunca cicatriza. Aparece com mais frequência na face, mas também ocorre em outras partes do corpo.
Melanoma: considerado o mais agressivo. É o tipo responsável pela maioria das mortes. É de fácil identificação por se apresentar na cor preta.

Medidas fotoprotetoras

A SBD recomenda a adoção de medidas fotoprotetoras como:
– Usar protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30 (aplicar a cada intervalo de duas a três horas, ou após longos períodos na água);
– Evitar se expor ao sol nos horários de mais incidência (das 9 às 15 horas);
– Usar chapéus de abas largas;
– Usar óculos de sol com proteção UV;
– Vestir roupas que cubram boa parte do corpo.