Aulas foram ministradas por profissionais do Detran neste sábado, em Tubarão. - Foto: SS Comunicação Estratégica/Divulgação/Notisul.
Aulas foram ministradas por profissionais do Detran neste sábado, em Tubarão. - Foto: SS Comunicação Estratégica/Divulgação/Notisul.

Tubarão

Integrantes da Associação dos Despachantes de Trânsito da Região de Laguna e Tubarão (Adetub) receberam uma capacitação sobre legislação de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) neste sábado, no auditório da Autoescola Record, em Tubarão. 

A coordenadora do Renavan, Claudia Mara Gonçalves Munhoz, e a supervisora do Detran, Joanete Toigo, lecionaram o curso sobre procedimentos como primeiro emplacamento, transferências, mudança de características, procurações falsas e comunicação de venda.

As recentes mudanças na legislação referente à área e documentação de veículos requerem ainda mais atenção dos despachantes que agora estão ainda mais capacitados para atender a demanda do consumidor, e menos sonegação para o Estado. No Estado, a frota é de cerca de quatro milhões de veículos. Na região, em Tubarão são quase 87 mil circulando nas vias.

Este é o primeiro curso que realizamos. A intenção do Detran é estendê-lo para outross municípios catarinenses no próximo ano. “A parceria que este órgão público possui com os despachantes é de extrema importância. Esses profissionais têm colaborado muito com o nosso trabalho”, reconhece Claudia.

Santa Catarina é o único Estado que os despachantes têm permissão para emitir a documentação na hora para os consumidores, abrindo mais postos de atendimentos aos proprietários de veículos.

“Estamos honrados de sermos os primeiros a receber o curso, que serve justamente para atualizarmos questões referentes à legislação de trânsito,” destaca o presidente da Adetub, Rogério Domingos.