A força-tarefa realizada pelo Detran de Santa Catarina para atender a demanda durante a pandemia da Covid-19 gerou bons resultados. De acordo com dados atualizados nesta quinta-feira, 28, 79.014 cidadãos já foram atendidos em todo o estado desde o início das medidas restritivas para conter o avanço da doença, no dia 17 de março.

Para respeitar as normas sanitárias, o foco neste período foram os serviços digitais do Detran, porém o atendimento presencial também já foi retomado e é feito por meio de agendamento e de maneira individualizada. Nas unidades de Florianópolis pelo menos cinco mil pessoas foram atendidas até esta quarta-feira, 27.

A diretora do Detran, Sandra Mara Pereira, explica que os funcionários do Departamento estão trabalhando presencialmente com um terço de sua capacidade, em função das normas sanitárias. Nesse contexto, o agendamento é fundamental para que as equipes possam atender à demanda.

“Todo o sistema online está funcionando normalmente. O Detran tem trabalhado incansavelmente para que a demanda represada em decorrência pandemia seja resolvida, mas precisamos da colaboração dos catarinenses. É fundamental fazer o agendamento para, assim, garantir o atendimento”, reforça Sandra.

As medidas para facilitar a vida dos cidadãos já foram tomadas e permanecem válidas mesmo com o retorno do atendimento presencial. Os prazos das CNHs vencidas, por exemplo, estão prorrogados.

Como agendar o atendimento

No site, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) para pessoas físicas e jurídicas está disponível. O CRLV é um dos documentos de porte obrigatório para quem está dirigindo, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A versão eletrônica traz todas as informações do documento impresso, permitindo que os dois tenham a mesma validade.

Os agendamentos para atendimento presencial devem ser feitos pelo aplicativo Detran Digital, disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS, ou por meio de despachantes ou de Centros de Formação de Condutores (CFC). Já para o atendimento presencial das entidades credenciadas, no Detran, Ciretran e Citran, deve ser feito o agendamento por e-mail à unidade desejada. No campo assunto deve conter “Solicitação de Atendimento Presencial”.