#ParaTodosVerem Na foto, uma sala com diversas pessoas
O novo local e estrutura do desfile de 7 de Setembro foram anunciados no fim da tarde desta sexta-feira (22) na Prefeitura - Foto: Marcelo Becker | PMT | Divulgação

Evento que reúne milhares de famílias, o desfile cívico de 7 de Setembro voltará a ser realizado depois de dois anos com duas novidades para celebrar o bicentenário da Independência do Brasil. A primeira delas é a modificação do local das apresentações. Tradicionalmente as apresentações sempre ocorreram na Avenida Marcolina Martins Cabral, no Centro, mas este ano serão feitas na Avenida Afonso Pena, ao lado da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, no bairro Aeroporto. A outra diferença dos anos anteriores será a passagem de um veículo de combate blindado do Exército. As novidades foram anunciadas no fim da tarde desta sexta-feira (22) pela Prefeitura.

A mudança do local do desfile foi sacramentada nesta semana pela comissão de organização do evento, formada por gestores da Fundação Municipal de Educação e outras secretarias e também integrantes das forças de segurança do município. A iniciativa de levar o desfile para junto da Arena Multiuso e da Praça do Avião partiu do prefeito Joares Ponticelli e do capitão Fernando Fracalossi Schramm, comandante da 14ª Companhia de Engenharia de Combate, motivados pelo movimento natural dos últimos anos que encaminha os eventos e festas populares para essa área.

“O desfile de 7 de Setembro é um dos maiores eventos de nossa cidade, o tubaronense gosta de prestigiar a passagem das escolas, das forças de segurança e inúmeras entidades. Só que o desfile cresceu muito, são milhares de pessoas que vão todos os anos para a avenida Marcolino Martins Cabral e notamos que esse público já não tinha a comodidade que gostaríamos, por isso a mudança para o entorno da Arena. Além disso, o desfile do blindado do Exército, por questões operacionais e de segurança do público, não seria possível na Marcolino”, destacou o prefeito.

O desfile vai começar na rotatória da Avenida Afonso Pena com a Rua Geraldino da Silva Barreiros e seguirá em direção à rua Manaus (da entrada do bairro Recife em direção ao Farol Shopping). A arquibancada, com capacidade para centenas de pessoas, ficará na pista no lado do estacionamento. O palanque oficial estará no lado oposto e grades de segurança formarão o corredor do desfile. O estacionamento estará aberto ao público e haverá banheiros químicos. “Já são dois anos sem o desfile, as pessoas estão ansiosas para rever esse evento. Haverá mais comodidade, será menos cansativo porque o encerramento está previsto para o meio-dia e teremos o blindado do Exército como atração”, valoriza o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva.

A logística do desfile

  • Trajeto: da rotatória da Avenida Afonso Pena e Rua Geraldino da Silva Barreiros (entrada do bairro Recife) em direção à Rua Manaus, em uma extensão de 290 metros.
  • Concentração das escolas e entidades que participarão do desfile: rua Washington Luís (via de acesso à quadra da Arena)
  • Concentração dos veículos motorizados: ao longo da Rua Geraldino da Silva Barreiros e terrenos baldios das imediações até a Rua São Luís.
  • Dispersão do desfile: na rotatória da Rua Manaus, seguindo pela Avenida Afonso Pena e ruas adjacentes.

Fonte: Prefeitura de Tubarão

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul