Tubarão

Integrante do leque de ações e planejamentos do programa Tubarão 180º, o Tubarão mais Fácil foi lançado, como forma de estimular o empreendedorismo por meio da simplificação das etapas necessárias para aberturas de empresas. A meta da prefeitura com essa iniciativa é fortalecer a economia do município e criar um ambiente favorável a geração de emprego e renda.
 
A apresentação do programa, no auditório da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), contou com a presença de empresários e de representantes de entidades como Sindicato dos Contabilistas e Corpo de Bombeiros Militares, além da própria Acit e da Fundação Municipal de Saúde.
 
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo, o programa busca oferecer condições para que empresas de baixo risco, que normalmente levam de 40 a 60 dias para terem o processo de abertura liberado, tenham o procedimento mais agilizado, de modo a concluir em até uma semana.
 
“Empresas como um escritório de advocacia ou contabilidade, por exemplo, não precisam mais esperar pela vistoria na Vigilância Sanitária para obter o alvará de funcionamento. O empreendedor vai assinar uma autodeclaração em que afirma estar adequado aos procedimentos da vigilância sanitária e a partir disso já dar entrada no alvará para iniciar as atividades”, destaca Giovani.
 
O prefeito Joares Ponticelli lembra que o Tubarão mais Fácil atende as antigas reivindicações do setor produtivo tubaronense. “O setor produtivo da cidade pedia uma iniciativa como essa há muito tempo. O Poder Público às vezes mais atrapalha que ajuda, mas aqui estamos dando um bom exemplo do nosso comprometimento com o empreendedor e o desenvolvimento da cidade”, ressalta Ponticelli.