Tel Aviv, Israel

O grupo de empresários e gestores que participa da Missão Israel 2019 cumpre uma extensa agenda em Tel Aviv, ações que incluem visitas técnicas e fomento de negócios das áreas da saúde e do ecossistema de Inovação e Tecnologia.

Ontem, o grupo participou dos pré-eventos do MED in ISRAEL, um dos maiores eventos mundiais em tecnologia da saúde. Tecnologias para Longevidade Humana foi uma das palestras assistidas, na qual foram apresentadas diversas soluções para ampliar a qualidade de vida. “Demonstraram como o uso de tecnologias como a internet das coisas e a realidade virtual podem contribuir para o aumento da expectativa de vida com saúde”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo, ao destacar que um dos projetos apresentados foi uma tela interativa idealizada por uma startup para pessoas com Alzheimer.

O TAU Ventures, braço de investimento em startups da Tel Aviv University (TAU) também foi conhecido pelo grupo. “Eles desenvolveram um processo de investimento para captar recursos financeiros de fundos internacionais para fomentar as startups. Além disso, a universidade, que investe somente em espaço físico e estagiários para as startups, recebe um percentual da eventual venda das empresas. Um bom modelo para o Brasil”, avalia Giovani.

A Universidade de Tel Aviv (TAU) é a maior universidade de Israel e possui o melhor registro empresarial de ex-alunos formados. Aproximadamente 50% de todos os empresários israelenses são ex-alunos da TAU, que ocupa a 9ª posição no ranking mundial das principais universidades produtoras de empreendedores apoiados por capital de risco.

O grupo conheceu a Mindset Ventures, empresa internacional de capital de risco que apoia o crescimento e desenvolvimento de empresas inovadoras. O fundo de investimentos israelense que tem como objetivo investir em startups de Israel, trabalha em conjunto com os fundadores e principais executivos, levando-os a grandes resultados, ao ajudar as empresas a tomarem as melhores decisões e ao fornecer acesso a consultores e clientes em potencial, especialmente na América Latina.

O CEO da Mindset Ventures Boaz Albaranes é embaixador honorário de Santa Catarina em Israel. Boaz foi apresentado ao secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo pelo presidente da Acate, em 2018, e agora com a visita do grupo, se colocou à disposição para ser uma ligação entre Tubarão e Israel.

O prefeito Joares Ponticelli que também integra a comitiva avaliou as visitas como muito proveitosas institucionalmente. “As instituições e empresários têm sido muito receptivos e a missão deve gerar bons frutos. É fundamental para Tubarão ser conhecida em um mercado tão dinâmico como este”, observou.

Hoje, a missão acompanhará a programação da Med in Israel, que será aberta às 9h (horário local), com a apresentação de tecnologias, soluções, avanços revolucionários e novas tecnologias médicas.